Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

3 dicas de comunicação interna para aumento de produtividade

Injetar produtividade nos colaboradores é um desafio de boa parte dos gestores de empresas brasileiros. Nossa experiência no mercado indica que é possível sim gerar um ambiente mais produtivo se você investir em algumas questões específicas, independente do perfil e do tamanho da sua companhia. Uma delas, que acompanhamos muito de perto, é a falta de diálogo interno ou, em outras palavras, a ausência de comunicação. Pensando nesta questão, separamos para você 3 dicas de comunicação interna para aumento de produtividade na sua empresa, capazes de influenciar diretamente no trabalho dos seus funcionários.

Nossas 3 dicas de comunicação interna para aumento de produtividade são:

Organize a comunicação da sua empresa

Um dos problemas que nós costumamos ver com frequência nas companhias é a fofoca e os comentários maliciosos. Esse tipo de conversa ajuda a disseminar informações equivocadas, que podem gerar erros em processos e até perda de tempo. Acredite: para evitar essas questões negativas, basta ter em mente que o diálogo interno precisa ser organizado.

Organizar, neste caso, não quer dizer que sua companhia precisa, necessariamente, de um grande departamento só para regular esse assunto. O que queremos dizer é que você precisa criar meios de informação oficiais dentro da sua empresa. Se você tem um canal próprio, institucionalizado, você oferece para os funcionários uma fonte de dados checados, evitando a desinformação e a criação de vias extra-oficiais como a fofoca, além de reduzir o poder da “rádio-corredor”.

E como organizar da maneira correta a comunicação da sua empresa? Você pode contar com uma equipe interdisciplinar para ficar de olho no assunto. Nas companhias que acompanhamos, vemos grupos formados por muitos profissionais de recursos humanos (RH) e marketing – que lidam diretamente com essas questões de informação. Essas pessoas ficarão responsáveis por criar uma política de comunicação interna: um guia que vai definir quais são os canais oficiais e como deve ser feita distribuída a informação dentro da sua instituição.

De espaço para troca de ideias entre colaboradores

Com a política montada, você já deu o primeiro passo para aumento de produtividade investindo em comunicação interna. Porém, nossa experiência neste mercado mostra que não basta apostar em meios de informação que vêm de cima para baixo, top-down, sem a possibilidade de criar integração e de o funcionário se manifestar sobre produtos e processos da empresa. O colaborador não quer apenas se informar – ele quer trocar ideias e, em alguns casos, colaborar nos projetos internos.

Para viabilizar essa troca de ideias, crie espaços para que o funcionário possa conversar com os colegas e com os diferentes departamentos. No primeiro caso, para viabilizar o diálogo entre parceiros de trabalho, pense em alguma solução tecnológica que possa ajudá-lo, como um mensageiro instantâneo. Dessa forma, quem trabalha junto pode, por exemplo, discutir melhorias para projetos internos, criando uma cultura colaborativa dentro da sua instituição.

Já para o segundo ponto, contato com os gestores, é possível abrir canais para a interação com o corpo funcional. Algumas ferramentas de comunicação interna contam com essa possibilidade de enviar mensagem para a administração – vale a pena contemplá-la no seu planejamento.

Invista em boas ferramentas de comunicação interna

Para alcançar bons resultados com sua nova política de comunicação interna, é preciso apostar em ferramentas que automatizem processos e abram novos canais. No nosso contato com o mercado, observamos que os sistemas mais eficientes são aqueles que criam redes internas de troca de ideias, como as redes sociais corporativas, por exemplo

Com esse tipo de ferramenta, você resolverá os pontos que descrevemos anteriormente. Elas são úteis para criar um canal de comunicação interna – afinal, o funcionário vai procurar se informar sobre os fatos e novidades da empresa dentro do sistema oficial. Além disso, elas viabilizam a troca de ideias entre os colaboradores, já que costumam contar com mensageiros instantâneos embutidos. Por fim, o contato com a administração da empresa também fica possível, já que, se você criar uma rede social interna, é possível usá-la para enviar mensagens e trocar ideias com o “perfil oficial”, como ocorre em um site de relacionamentos. O aumento de produtividade será perceptível durante os trabalhos.

Leia mais:

6 ferramentas de comunicação interna para sua empresa

CTA_novo