Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

3 meios para melhorar o RH com rede social corporativa

Um desafio cotidiano dos gestores de recursos humanos é integrar as necessidades das equipes e da empresa. Nesse processo, os responsáveis pelo setor buscam parceiros em outras áreas, como TI e Marketing, que podem sugerir soluções interessantes, como plataformas que apoiem a gestão, e campanhas de endomarketing. Alguns gestores têm procurado a SocialBase em busca de desenvolvimento organizacional com ajuda de uma rede social corporativa. Acreditamos que esse tipo de solução auxilia os profissionais na gestão de pessoas – e nós provaremos isso neste post.

Aqui no blog, já falamos sobre RH Social e apresentamos dicas sobre como aproveitar melhor o potencial dos funcionários conectados na rede social interna. De modo geral, as ações do RH nesse sentido objetivam fazer com que os trabalhadores se sintam mais úteis e importantes, além de dar mais autonomia e reconhecimento aos colegas.

Por meio de ações específicas, o RH é capaz de modelar a cultura de uma organização, estabelecendo novas maneiras de trabalho e colaborando para construir um quadro de pessoas que fiquem mais engajadas e satisfeitas com o ambiente de trabalho.

A rede social corporativa pode ajudar seu RH de três formas:

Descobrir talentos

Encontrar bons profissionais dentro da empresa costuma ser mais vantajoso – tanto financeiramente quanto no sentido de valorizar o talento interno. As redes sociais corporativas podem auxiliar os profissionais responsáveis por esse “garimpo” ou na gestão do conhecimento. Afinal, com a ajuda da ferramenta, é possível identificar mais detalhadamente as características de cada colaborador, com base nas informações do perfil e nas informações compartilhadas por ele.

Tornar a gestão eficaz

Após identificar os talentos, é fundamental saber como este colaborador pode ajudar a sua organização. Em outras palavras, você deve desenvolver o potencial do funcionário na função em que ele melhor se coloca na estrutura da empresa. Com uma rede social corporativa, funções como a formação de grupos podem auxiliar nesse caso, inclusive conectando colaboradores em áreas afins. De modo geral, a rede social corporativa também torna a comunicação mais rápida e direta, o que melhora a qualidade de gestão em todos os níveis.

Motivar

Motivar os colegas não só aumenta a satisfação coletiva, como também contribui para o “contágio” dos demais. Confira o papel do gestor como comunicador e motivador dentro da organização.

As empresas contam com inúmeras estratégias de apoio à gestão de pessoas. Qual é a mais eficiente na sua empresa? Como o RH tem feito uso das redes sociais corporativas? Compartilhe sua experiência com a gente!

Para saber mais sobre tecnologias que podem ajudar o RH baixe nosso eBook:

tecnologias para gestão de pessoas ajudam o RH a melhorar seu rabalho

CTA_novo