Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

3 passos para começar a utilizar o Flywheel Marketing

Isaac Newton diz, em sua teoria, que uma  vez que um corpo está em estado de inércia, sem nenhuma força agindo sobre si, ele continuará parado, porém, ao ser aplicada uma energia sobre este corpo, ele tende a movimentar-se e este movimento será contínuo. Essa teoria é conhecida como Teoria da Inércia ou Primeira Lei de Newton.

Mas, o que a teoria da Inércia tem a ver com marketing? Mais especificamente com Flywheel Marketing?

Assim como na Primeira Lei de Newton, o conceito de flywheel se caracteriza em dar um impulso inicial, e fazer com que o movimento se inicie, para que depois ele consiga ser auto suficiente.

Pense em uma engrenagem, que para começar a funcionar necessita de um impulso. Após isso, a tendência é que a engrenagem comece a trabalhar por sí só, pois o atrito que ela causa e a força que ela desprende é suficiente para fazê-la girar de modo constante.

Segundo Rand Fishkin, CEO/founder da Moz, podemos utilizar o conceito flywheel no marketing digital seguindo três importantes pontos:

INT_01Invista mais e por mais tempo.

O primeiro esforço é sempre o mais complicado, difícil e o que vai começar a fazer a roda girar. Após colocar um site, ou uma rede social no ar, o esforço para conseguir alguns poucos seguidores, alguns fãs ou alguns leads será muito grande. Porém, após algum tempo de dedicação, o esforço tende a ficar menor, e os resultados parecem ser alcançados mais facilmente. Assim fica fácil perceber que o número de seguidores, fãs ou leads começa a crescer exponencialmente e o sucesso acaba aparecendo de maneira natural.

Investindo o tempo certo e usando as ferramentas e técnicas certas de SEO, utilizando web semântica para Rich Snippets, enriquecendo assim o seu resultado na SERP, entregando sempre um conteúdo bacana e segmentado para o seu público, os resultados começam a aparecer. O importante é dedicar o tempo certo, e se ainda houver dúvidas se o tempo dedicado foi o suficiente, a resposta é: dedique mais tempo, até não sobrar dúvidas.

Quanto mais pessoas acessarem o seu conteúdo e mais relevante for o seu site, mais pessoas vão ter acesso a ele, pois isso gera um efeito bola de neve.

Para que as pessoas comecem a se interessar em seu conteúdo, é possível utilizar ferramentas pagas que podem encurtar o caminho, trazendo mais pessoas de uma forma rápida. Mas trabalhar apenas ferramentas pagas, como adwords, anúncios em site e publicidade paga no Facebook não adiantará nada sem investimentos em ferramentas para aprimorar o seu site, como um conteúdo interessante, SEO etc. Um alto investimento em ads não garante que um site apareça em primeiro lugar nas buscas. Por isso é importante investir também no orgânico. Trabalhando as ferramentas citadas, a busca orgânica se bem trabalhada pode alcançar um resultado muito maior do que o obtido através de uma paga!

Outras ferramentas interessantes que podem ser utilizadas para tornar o seu negócio mais conhecido, são ferramentas de retargeting e de remarketing. Através delas, mais pessoas chegarão ao seu conteúdo, aumentando a possibilidade de cativá-las e torná-las consumidoras assíduas de seu conteúdo ou de sua marca.

INT_02Aceite os erros e as falhas, pois eles vão acontecer.

Muitos desistem antes da hora, perdendo oportunidades de crescimento. Aceitam que falharam, e simplesmente partem para outra, acreditando que aquilo realmente não poderia ter dado certo.

Enquanto isso, muitos outros vão superar expectativas, chegando a lugares nunca antes alcançados, pois insistiram até o momento oportuno que os fez chegar além do que imaginavam.

Entender então que os erros acontecem é um ponto essencial para a implantação correta do Marketing de Impulso (flywheel marketing). Porque errar é importante! Com tantas mudanças, tantas atualizações e novidades, é fundamental testar – com consciência, sempre – e esses testes podem levar a equívocos ocasionais. Analisá-los e entender o que ocorreu e porque não deu certo é primordial.

Além disso, é muio importante se atentar ao momento certo das coisas, prestar atenção no que está acontecendo e se preparar, para no momento oportuno se destacar. Este “pulo do gato” pode levar o seu negócio ao próximo patamar de um dia para o outro.

INT_03Viva o flywheel.

Em praticamente tudo que fazemos na vida, precisamos de um esforço primordial. Para aprender a andar de bicicleta, alguém teve que dar um empurrão inicial e então você se empenhou até conseguir andar os primeiros metros sozinho, e depois de alguns quilômetros percorridos, as pedaladas já haviam se tornado algo natural. Depois de atingir uma certa velocidade, nem pedalar era necessário, pois a velocidade da bicicleta era suficientemente grande para o impulso fazê-la andar sozinha.

Assim como acontece na nossa vida offline, para atingir sua meta, conseguir tornar seu negócio conhecido ou aumenta as vendas do seu e-comercce, é preciso de um esforço inicial – é preciso de muito esforço inicial! Até que chega um ponto, em que todo aquele esforço se torna algo natural. Os leads vão aumentando, já não é tão difícil alcançar boas posições na SERP, o conceito de SEO é fácil de ser aplicado e o seu conteúdo se torna conhecido e replicado. Sua marca começa a ser citada por outras pessoas e até mesmo por outros sites.

É possível visualizar o conceito de flywheel em tudo relacionado ao marketing digital. Podemos usar o exemplo dos anúncios patrocinados do Facebook: após um trabalho prolongado, com campanhas bem estruturadas, conteúdo relevante e resultados positivos, é possível perceber que a dependência de anúncios patrocinados começa a diminuir, e mesmo se as campanhas frequentes, os números continuam crescendo, até que não será mais necessário investir naquele tipo de publicidade, pois organicamente, seus resultados se tornaram excelentes.

Esse conceito também se aplica ao branding. Quanto mais consolidada está sua marca no mercado, mais pessoas vão falar sobre ela, tornando-as mais conhecida, no meio online e offline.

Concluímos assim, que para atingir o sucesso tão desejado, utilizando as ténicas do Marketing de Impulso, é necessário ter um investimento a longo prazo e muito bem estruturado, entender que os erros podem acontecer e que é possível aprender muito com eles, sempre utilizando o conceito de flywheel no marketing digital.

E então você perceberá em longo prazo que fez a melhor escolha, e que girar a roda é tão fácil, que você nem se lembrará da força que teve que fazer para ele sair da inércia e entrar em um movimento constante.

 

CTA_novo