Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

4 dicas de como otimizar o seu portal corporativo

Com frequência falamos aqui no blog sobre os benefícios proporcionados ao gestor e aos funcionários pelo uso das redes sociais corporativas – que estimulam os objetivos estratégicos do negócio, aprimoram processos de gestão, formam capital humano e fomentam a gestão do conhecimento. Também aconselhamos que, após a implantação, seja feito um acompanhamento, para garantir que a ferramenta esteja sendo aproveitada da melhor maneira e, consequentemente, aumente os níveis de produtividade na empresa. Pensando nisso, neste post queremos reforçar quatro boas práticas para otimizar o uso portal corporativo.

Uma das principais ações é estimular os funcionários a compartilharem conhecimento no portal corporativo. Comece por você, como gestor, publicando alguma notícia ou artigo relacionado ao segmento no qual a sua empresa está inserida. Além disso, estimule os comentários. Esses insights podem servir, futuramente, para novos projetos. Nesse contexto, verificar a reação dos funcionários é a melhor métrica a ser acompanhada pelo empreendedor. Se ocorrer a interação, a equipe já estará sendo favorecida. Outra opção para o aprendizado coletivo é a criação de grupos privados para discussão específica de um departamento da instituição.

Crie projetos, otimize processos e gerencie ideias de maneira compartilhada. Encare o portal corporativo como uma ferramenta de social crowdsourcing. Dessa forma, você estará valorizando a força criativa da sua equipe e estimulando a troca de ideias. Para isso, crie um fórum de discussão e peça a opinião dos membros envolvidos em um projeto.

Ajude membros da equipe que estejam com alguma dificuldade no trabalho. Crie por meio de bate-papo, grupos fechados ou fóruns que funcionem como uma espécie de suporte. Avise que aquele espaço do portal corporativo é destinado a ajudar, sanar dúvidas e dar apoio ao corpo de funcionários. Invista em um ambiente descontraído, onde os usuários não se sintam reprimidos à perguntar, por exemplo.

Compartilhe resultados e boas ações realizadas dentro da empresa. O portal corporativo é pensado para os funcionários, então valorize o desempenho da equipe. Estimule-os a contar as metas alcançadas em algum projeto e a explicar como as obtiveram. É o engajamento pelo estímulo, que acaba criando um ambiente de competição saudável.

E na sua empresa, como é otimizado o uso do portal corporativo? Tem alguma boa prática ou restou alguma dúvida? Compartilhe conosco pelos comentários.

CTA_novo