Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

94% dos profissionais brasileiros utilizam o whatsapp no trabalho

Como sua empresa se comunica? Quais são as ferramentas mais utilizadas por seus colaboradores, para se comunicar dentro e fora da organização? Você tem controle sobre isso? Você saberia responder a estas questões? Principalmente a segunda, que foge ao controle da empresa.

De acordo com a pesquisa ‘Whatsapp, trabalho e comunicação’, 94% dos profissionais brasileiros utilizam o whatsapp para comunicar-se com colegas de trabalho. Os dados apontam que 31% participam de conversas confidenciais da organização e 12% compartilham assuntos sensíveis via o aplicativo.

Essa comunicação, formal ou não, é comum em todas as empresas. A diferença está em como ela é trabalhada. Segundo o estudo, apenas 23% das empresas orientam seus colaboradores em relação à comunicação via whatsapp. Deste total, 57% são micro e pequenas empresas e apenas 26% empresas de grande porte (com mais de 500 funcionários).

Para Viviane Mansi, mestre em comunicação e uma das organizadoras da pesquisa, este número deixa claro que são poucas as empresas que estão dando a devida atenção ao tema. Contudo, há empresas que ao firmar políticas de orientação vão na contramão do fenômeno, e buscam moderar ou proibir o uso do aplicativo durante o trabalho.

Segundo ela, esta abordagem está equivocada. “Proibir o uso não seria minha recomendação. E, mesmo que fosse, ninguém respeitaria. As pessoas querem conversar sobre os temas que as afetam – isso é natural. É importante educar para o uso, mas isto está longe de controlá-lo”, salienta.

Por outro lado, há empresas que preocupadas com a escalada da comunicação informal buscam aderir ao formato, sem inferir em moderação ou mesmo proibição. Estas ações segundo Viviane, embora pontuais, são muito interessantes e mostram alguns comunicadores atentos em melhorar as práticas de comunicação.

A questão central, defende Viviane, é definir qual é o papel do whatsapp frente às iniciativas de alinhamento comunicacional já estabelecidas pela empresa. Isto é: como o aplicativo interfere no ritmo operacional que cada gestor tem com sua equipe.  

Pesquisa

Segundo os idealizadores da pesquisa, o trabalho tem o intuito de promover a discussão sobre como o aplicativo vem promovendo mudanças na forma de comunicação no ambiente organizacional.  Além disso, o material traz em detalhes as percepções de colaboradores sobre o uso do aplicativo e por que as empresas devem voltar sua atenção a esta nova relação na comunicação.

comunicacao-interna-corpo-blog

CTA_novo