Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

A privação do sono pode matar você e sua carreira

Um estudo do Centro Médico da Universidade de Rochester nos fornece evidências diretas de por que as células do cérebro precisam que repousemos. Segundo a pesquisa, quando dormimos o cérebro remove proteínas tóxicas de seus neurônios que são subprodutos de atividades neurais de quando estamos acordados.

Essa limpeza feita pelo cérebro só é eficiente enquanto dormimos. Portanto, quando não repousamos o suficiente, as proteínas tóxicas permanecem nas células cerebrais, causando estragos, prejudicando sua capacidade de pensar. Algo que nenhuma quantidade de cafeína pode corrigir.

Ignorar o sono prejudica a função cerebral através da placa. Ela diminui a sua capacidade de processar informações e resolver problemas, mata a criatividade, e catapulta níveis de stress e reatividade emocional.

O que privação do sono faz para sua saúde

sono1- A privação do sono está associada a uma variedade de problemas de saúde:
ataques cardíacos, derrame, diabetes tipo 2 e a obesidade.

– Quando se dorme menos, se come mais fazendo com que o corpo diminua a capacidade de metabolizar carboidratos.

Pessoas que dormem menos de 6 horas por noite são 30% mais propensas a se tornarem obesos do que aqueles que dormem de 7 a 9 horas.

Produtividade reduzida

sono2
– Segundo pesquisa da Inc. um terço dos trabalhadores americanos dormem menos de 6 horas por noite.

– A redução de produção e doenças decorrentes da privação do sono custam às empresas mais de US$ 63 milhões por ano.

 

 

Boas práticas para uma boa noite de sono

Reduza a ingestão de cafeína

A cafeína é um estimulante potente que aumenta a produção de adrenalina e bloqueisono3a indutores químicos do sono no cérebro. A cafeína tem uma meia-vida de 6 horas, ou seja, é preciso um ciclo de 24 horas para ela ser totalmente eliminada do sistema. Beba uma xícara pela manhã, às 8 horas, e ainda haverá 50% de cafeína às 16h. Um cafézinho após o meio dia significa que você terá altos níveis do estimulante na hora de dormir.

Quando você finalmente cair no sono, o pior ainda está por vir. A cafeína atrapalha a qualidade do seu sono, reduzindo o movimento rápido dos olhos (REM), conhecido como sono profundo, período de maior recuperação do seu corpo.

Pare de trabalhar

Isso mesmo, imponha limites a você mesmo, afinal suas sono4atividades ainda estarão lá no dia seguinte. Pesquisas recentes mostram que cerca de 60% das pessoas monitoram seus smartphones para verificar emails de trabalho até na hora de dormir. Mantar-se distante desses aparelhos depois de um certo tempo, a cada noite, também é uma ótima maneira de evitar o trabalho, para poder relaxar e se preparar para dormir.  Se você quer um sono de qualidade, qualquer tipo de trabalho antes de dormir deve ser evitado.

Tire um cochilo à tarde

Os espanhóis estão com a razão – Um dos maiores picos de produção de melatonina sono5ocorre entre 13h e 15h, o que explica por que a maioria das pessoas sentem-se sonolentas durante a tarde. Empresas como Google e Zappos capitalizam esta necessidade, permitindo aos colaboradores tirar cochilos curtos à tarde. Se você não está dormindo o suficiente à noite, é provável sentir um desejo irresistível de dormir à tarde. Quando isso acontece, é melhor você tirar uma soneca (15 minutos), do que recorrer a cafeína para mantê-lo acordado.

Durma

 Além dos benefícios óbvios de sono, pensando claramente em se manter saudável, a capacidade de controlar suas emoções e manter a calma sob pressão tem um link direto ao seu desempenho. A TalentSmart realizou uma pesquisa com mais de um milhão de pessoas, e descobriu-se que 90% dos melhores desempenhos são ricos em inteligência emocional (EQ). Estes indivíduos são hábeis em compreender e utilizar as emoções em seu benefício, e uma boa higiene do sono é uma das maiores ferramentas a sua disposição.

sono6

Fonte: Forbes

Arte: Eduardo Castro

CTA_novo