Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Afinal de contas, o que é Design Thinking?

Todos nós, seja no trabalho ou na vida pessoal, enfrentamos, a cada dia, dezenas de problemas e desafios, os quais podemos resolver de formas diferentes. O Design Thinking é um processo de solução de problemas focado em achar as soluções melhores e mais eficazes de maneira rápida e organizada.

E você sabia que podemos usar Design Thinking na sala de aula, independente da matéria ou do conteúdo estudado? Esqueça uma aula chata e engessada. Esqueça até das cadeiras, de uma pessoa ensinando de pé na frente da lousa e das convenções gerais do que deveria ser o ensino.

O Design Thinking certamente não é uma metodologia para todos, mas o ensino também não é padrão. Um dia letivo com Design Thinking não é aquela aula com a qual estamos acostumados, mas pode acreditar em minhas palavras quando digo que você irá se surpreender com a quantidade de ideias e soluções que a sua turma conseguirá criar em conjunto.

Então prepare-se e siga os passos descritos no infográfico, compre muitos post-its e várias canetinhas. A sua turma irá precisar de espaço, então tire as cadeiras e tudo o que é supérfluo de dentro da sala, ou então forme bancadas de trabalho. Prepare-se, também, para ouvir os alunos conversarem muito, debaterem e rirem bastante, afinal, o Design Thinking é um processo divertido!

A partir de agora, procure um problema instigante e que converse com a realidade dos alunos, entregue os materiais e – se possível – dê acesso à internet para que eles consultem diversas fontes. E, então, deixe a criatividade dos alunos trabalhar.

A metodologia também pode ser adequada ao ambiente de trabalho: em reuniões ou mesmo em um processo de brainstorm.

Design Thinking (2)

Fonte: Silabe

CTA_novo