Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

As redes do momento

Apesar de ser a rede social do momento, o Facebook não reina soberano e solitário. De acordo com a empresa de pesquisas de mercado comScore, 40% dos usuários do Facebook também utilizam outras redes sociais. Entre elas, as mais populares são Twitter (23,8%), LinkedIn (20,3%), Google+ (16,6%), Tumblr (13,9%) e Pinterest (12%). Há um ano, uma pesquisa semelhante apontou que a parcela dos que utilizavam a rede de Mark Zuckerberg, em paralelo a outras redes, era de 20%. Os dados mostram que a preferência por uma rede social específica tende a ser diluída e segmentada. Essa preferência também pode ser fruto de ciclos passageiros, como aconteceu com MySpace.

Já no meio corporativo, as redes sociais são utilizadas por 65% das 251 empresas de médio e grande porte pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc), onde elas atuam como ferramenta de comunicação com clientes e prospects. Nesse contexto, a rede do momento é o Twitter, que pode demandar menos esforço de atualização. Ainda que a adesão às redes sociais esteja ganhando espaço nesse meio, elas ainda são vistas como um canal de comunicação complementar aos veículos tradicionais.

As práticas mais comuns da empresas presentes nas redes sociais, segundo a pesquisa do Ibramerc, são: monitoramento do mercado (46%), observar o comportamento do cliente (45%), monitoramento da concorrência (39%).

CTA_novo