Capa da revista cultura colaborativa: Alcance da comunicação versus Colaboração na empresa
Capa da revista cultura colaborativa (versão mobile): Alcance da comunicação versus Colaboração na empresa

Alcance da comunicação
versus
Colaboração na empresa

  • Colaboração: é disso que a sua empresa realmente precisa?Leia mais
  • Qual o segredo do Endomarketing?Leia mais
  • Como perder o medo de colaborar nas empresas?Leia mais

Editorial

O ser humano naturalmente é um ser social e colaborativo, mas durante nossa trajetória muitas vezes desaprendemos tanto o sentido da palavra “colaborar” quanto a forma como se coloca a colaboração em prática. E isso é no mínimo irônico pois, no mundo digital, esta é justamente a peça mais importante do quebra cabeça. Principalmente no universo corporativo, onde a competitividade e, consequentemente, a busca por um diferencial, está cada vez mais acirrada.

Neste processo, tecnologia por tecnologia não é mais a novidade do momento nas empresas. O destaque vai para ferramentas que tem em sua proposta maior tornar a colaboração algo mais fácil e real dentro de uma organização, para elevá-la a um patamar mais produtivo e inovador.

Na teoria, perfeito. Mas na prática nem sempre funciona assim. Fomentar a colaboração para a inovação em negócios é uma causa importante sem dúvidas (se não a de maior importância hoje).

No entanto, antes da colaboração, muitas empresas precisam desenvolver dois pontos: uma boa comunicação e maturidade digital.

Em muitos casos é a área ou o profissional de Comunicação Interna que tem a missão de instituir um Programa de Colaboração dentro da empresa. Um legítimo desafio – e que dará errado – quando na empresa a Comunicação não tem alcance, consistência, engajamento ou até mesmo credibilidade com o público interno. E, além disso, esperam que Comunicação faça a frente em projetos de colaboração ou inovação sem a mínima maturidade digital, utilizando ferramentas analógicas para dialogar com os empregados.

Foi pensando nesse cenário, que convidamos especialistas para falar a verdade sobre colaboração, e a importância de desenvolver uma boa Comunicação Interna dentro das empresas.

Boa leitura!


  • Arte & Diagramação
    Gabriella de Bem

  • Edição & Marketing
    Cassiane Vilvert

  • Revisão
    Kleiton Reis
  • Logo Cultura Colaborativa
  • Logomarca SocialBase

Sumário