Imagem de vários colaboradores espalhados por um mapa mundial

Como melhorar o alcance da Comunicação em 3 passos

Cada vez mais as empresas contam com um ambiente de trabalho e um quadro de colaboradores diverso. Gerações, profissões, formações, faixas etárias – tudo está cada vez mais diferente – e alcançar todos os empregados por meio da Comunicação Interna torna-se um desafio.

Por isso, depender somente de um canal para se comunicar com o público interno pode não funcionar. Da mesma forma, ter muitos canais pode causar aos funcionários a sensação de excesso de informação e bem como sobrecarregar os responsáveis pela Comunicação Interna, fazendo com que as mensagens e informações sejam apenas replicadas e enviadas – e não recebidas e retidas.

Então, qual a solução para uma construir uma Comunicação Interna realmente eficiente – que alcança e engaja os empregados – e que é reconhecida com a devida importância estratégica pela gestão?

Tim Voughan, da Poppulo*, diz que a Comunicação Interna precisa aprender a juntar os pontos entre estratégia, comportamento e tecnologia, para melhorar a fluidez da circulação das informações dentro da empresa e a qualidade da Comunicação – e com isso melhorar e aumentar o seu alcance.

Neste infográfico você verá 3 passos para seguir e fazer essa mudança em sua empresa, melhorando o alcance das informações e consequentemente os resultados da Comunicação Interna:

  • #1 Atenção
    aos Canais
  • Imagem de vários canais de comunicação que auxiliam no alcance da comunicação
Faça uma “auditoria” dos canais de comunicação
Analise a performance das ferramentas usadas versus o custo e compare a efetividade delas. Nessa análise você irá descobrir quais canais têm maior potencial de alcance, quais podem ser otimizados e quais podem ser descartados.
Dica: Para isso, ter indicadores e métricas de cada canal é essencial.
Reconheça as forças e fraquezas de cada canal
Ao saber qual canal é mais adequado para cada tipo de informação será mais fácil ter uma Comunicação assertiva e com maior alcance. Além disso, canais consistentes têm uma maior chance de engajar o público interno.
Dica: Pesquise e compare os prós e contras de usar cada ferramenta e também defina uma periodicidade e um responsável pela manutenção de cada canal.
Você está atualizado na tecnologia?
Em meio a revolução digital que vivemos hoje os funcionários recebem informações de uma variedade de fontes fora da empresa, e esperam uma experiência digital da mesma forma por parte da organização – com um alto impacto, conteúdo e condutas interativas, visualmente atraentes e de maneira ágil. Se os seus canais de Comunicação Interna não oferecem isso, como você espera alcançar os colaboradores?
Dica: Enquanto você está revisando os canais da sua empresa, também tome o tempo para identificar onde é necessário investir em tecnologia para melhorar a experiência dos colaboradores.
Não aposte todas as fichas em um só canal
Uma abordagem multi-canal irá facilitar o alcance e o engajamento dos empregados com a Comunicação. Se canais demais causam sensação de excesso, manter um canal só pode ser arriscado pois se a informação não chegar por meio dele – não chegará de nenhum outro jeito.
Dica: Equilibrar a quantidade de canais é o mais importante para se ter alcance da comunicação – e isso nos leva ao próximo tópico: você não sabe quais canais manter ou descontinuar? pergunte ao público interno!
  • #2 Atenção
    às pessoas
  • Imagem de vários colaboradores integrados devido ao alcance da comunicação
Conheça os colaboradores
Para ter mais alcance na Comunicação Interna, saber com quem se está falando é fundamental. Conhecer seu perfil e interesses irá ajudar a empresa a passar informações por canais e linguagem mais adequados.
Dica: Pesquisas de Satisfação feitas pelo RH ou um Diagnóstico de Comunicação Interna são boas ferramentas para começar a conhecer o público.
Trabalhe com influenciadores, embaixadores e multiplicadores
Além das lideranças, outros colaboradores podem ajudar a Comunicação a se propagar dentro da empresa.
Dica: crie um Comitê para envolver diferentes áreas e colaboradores. Isso fará com que a Comunicação se dissemine mais facilmente.
Segmente a Comunicação Interna
Ter alcance na Comunicação não é falar tudo, para todas as pessoas, o tempo todo. Depois de conhecer seu público interno, segmentar a Comunicação é essencial para que as informações tenham alcance e engajamento reais (que você deve conseguir medir por meio de indicadores).
Dica: Neste ponto, use a tecnologia também ao seu favor, como opções que permitem o envio de Comunicados Digitais.
Envolva as lideranças
Uma boa forma de alcançar pessoas é por meio de outras pessoas. Nesse sentido, todos os líderes precisam estar bem alinhados com a Comunicação da empresa para que consigam ‘cascatear’ as informações – e com isso aumentar o alcance delas.
Dica: tenha atenção ao timing de comunicar com as lideranças e certifique-se de que este público está alinhado por completo com as informações.
  • #3 Atenção
    às campanhas
  • Imagem de vários elementos que compõe uma campanha para obter alcance da comunicação
Seja Online e Offline
Para que a Comunicação Interna alcance todo o público esperado as campanhas precisam ter coerência entre si independente dos canais utilizados.
Dica: Nunca esqueça de preparar as campanhas pensando sempre em meios digitais e não digitais para garantir que tudo faça sentido.
Tenha objetivos para as campanhas e mensure
Definir e acompanhar os objetivos das campanhas garante que você tenha sempre novos insights para as próximas comunicações.
Dica: Campanhas de Comunicação mais criativas têm uma melhor performance e engajamento do que as campanhas “feijão com arroz” de sempre.
Seja visual:
Comunicações visuais têm um maior alcance e engajamento do que apenas textos.
Dica: aposte no apelo visual em sua Comunicação Interna e garanta que os seus canais de comunicação deem suporte para este tipo de estratégia. (Uma Rede Social Corporativa, por exemplo, pode ser um bom canal para aumentar a força visual da sua Comunicação).

*Fonte: Poppulo – How to reach all your employees: 3 steps to using a multi-channel strategy

Anúncio SocialBase: Comunicados Digitais. Faça as informações da empresa chegarem a quem precisa na hora certa. Peça uma demonstração!

Sumário