Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Colaborativismo no gerenciamento de projetos: você e sua empresa ganham

As redes sociais podem ser uma ferramenta muito eficiente no gerenciamento de projetos dentro uma grande empresa. Com a criação de um grupo específico para tratar sobre determinado projeto, reúnem-se apenas as pessoas relacionadas ao assunto e que podem, de diversas maneiras, contribuir para o desenvolvimento do projeto. Cria-se, então, um ambiente propício para a criação, aumentando a interação e o colaborativismo em prol de um objetivo comum. Essa ação também facilita o compartilhamento de documentos e o feedback, enquanto mantém o grupo atualizado sobre tudo o que é discutido a respeito do projeto.

O uso constante de ferramentas desse gênero economiza tempo e torna possível atividades que antes necessitariam de encontros presenciais e horas de discussão. Além desse benefício, destacam-se: facilidade no acesso à informações sobre projetos; redução de custo com infraestrutura, tempo e riscos; aumento de produtividade; facilidade de interação em plataformas remotas; visão geral e estatísticas mensuráveis.

Passos para gerenciar um projeto com ajuda das redes sociais:

1 – Crie um grupo específico: essa ação tem como objetivo propiciar segurança às pessoas e ao conteúdo discutido, durante a elaboração do projeto. A criação de um grupo específico também garante que estejam reunidas as pessoas diretamente ligadas ao desenvolvimento do projeto, que debatam temas relacionados apenas a ele.

2 – Compartilhe arquivos, inclusive vídeos: a redes sociais possibilitam a visualização rápida de vídeos, diretamente do feed principal, sem precisar de download. Também é possível fazer upload de documentos variados, de acordo com a demanda do projeto. A grande variedade de arquivos que podem ser compartilhados irá enriquecer o desenvolvimento do projeto, variando as fontes de informação e fomentando a inovação.

3 – Feedback em tempo real: com a possibilidade de feedback em tempo real, elimina-se grande parte da quantidade de documentos físicos e virtuais guardados (ou perdidos), mas mantém-se o arquivamento dos dados e conversas compartilhadas e desenvolvidas pelo grupo.

CTA_novo