Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Como a comunicação integrada pode favorecer a gestão do conhecimento

Um aspecto importante para a comunicação interna é a necessidade de explicar aos funcionários contextos, conceitos, objetivos e prioridades, focando não apenas na informação em si, mas na gestão da mesma. Assim, a comunicação corporativa deve atuar pautada pela gestão do conhecimento, buscando sempre a produtividade e a motivação. Tendo como objetivo melhorar a gestão do conhecimento dentro das empresas, observa-se que a comunicação integrada pode melhorar a qualidade das relações entre os colaboradores, além de reduzir ruídos, configurando-se, portanto, em uma questão estratégica e fundamental.

A comunicação também deve buscar criar vínculos emocionais para gerar engajamento, envolvimento e colaboração, sendo que, de forma ideal, o público interno deve colaborar para essa gestão por iniciativa própria. Ao conquistar essa postura dos funcionários, ganha força o storytelling, ou seja, a história da empresa sendo contada pelas histórias de seus funcionários, o que pode acontecer por meio do compartilhamento das atividades diárias em uma rede social corporativa, por exemplo.

Para que haja comunicação integrada efetiva, a estratégia deve considerar cada público interlocutor, com uma abordagem variada, mas integrada em suas ações e objetivos. Atualmente, o importante não é só levar informação, mas gerar aprendizado para o público interno. Com esse objetivo, a tecnologia precisa ser sinônimo de simplicidade, com a utilização de ferramentas fáceis, intuitivas, atraentes e relevantes.

Parte-se da ideia de que uma organização é composta por comunidades de pessoas que atuam juntas e que cada membro dessa rede conta com uma competência singular para o benefício do todo. O desafio é fazer com que os diferentes talentos se conectem para que o resultado coletivo se consolide por meio da gestão da informação e do conhecimento. Nesse sentido, uma ferramenta de comunicação integrada pode facilitar a manifestação e interação dessa inteligência coletiva.

CTA_novo