Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Como tornar sua comunicação colaborativa

A empresa tem diversos veículos de comunicação, faz campanhas constantemente voltadas para os colaboradores, mas a rádio corredor ainda é a rede mais forte e estruturada que se tem. Onde está o problema?

Ao ouvir o depoimento de um profissional da área de comunicação, que acredita no que sua área faz e que ela, de fato, comunica, e dos colaboradores, que não se sentem informados e envolvidos no processo comunicativo, nos deparamos com o que chamo de “vazio de sentido”.

Uma diferença sutil precisa ser estabelecida: informar e comunicar são bem distintos de engajar e de produzir um conteúdo que seja sentido pelo colaborador, que faça sentido para sua vida cotidiana e estimule ações positivas dentro e fora da empresa.

Será que estamos realmente nos comunicando da maneira adequada ou apenas lotando as caixas de e-mail dos colaboradores com informativos financeiros, dados numéricos, resultados de auditorias e outros temas que informam, sem engajar?

Para tocar o coração dos colaboradores, em campanhas e ações de comunicação, é preciso, antes de tudo saber ouvir e disponibilizar canais para envio de críticas e sugestões, além de criar fóruns e ferramentas para que cada funcionário possa participar de processos decisórios, como eleições internas, escolha de uma nova logo, dentre outras.

O colaborador deve ser tomado como agente principal da comunicação interna e os veículos devem refletir a diversidades de públicos, dando a eles chances de se envolver na produção de textos, através da sugestão de pautas para entrevistas e reportagens.

Se o jornal interno fala apenas da diretoria, os funcionários dos demais setores acabam não se sentindo sujeitos da história da organização.
Confira algumas dicas para tornar sua comunicação interna mais colaborativa:

CC_ICON1Deixe claro para todos o papel da comunicação interna, como funciona e os veículos que existem;

 

 

CC_ICON2
Ofereça, no portal corporativo, um espaço para envio de sugestões de pauta e críticas;

 

 

CC_ICON3Busque pontos focais nas áreas e envolva-os nas reuniões de pauta dos veículos;

 

 

CC_ICON4
Produza manuais e encontros para discutir as prática de comunicação interna;

CC_ICON5Realize, anualmente, pesquisas de satisfação sobre os conteúdos divulgados e pesquisas de clima;

 

CC_ICON6Desmistifique que a comunicação é um setor; ela é uma prática diária de todos;

CC_ICON7Não produza conteúdos apenas sobre um setor ou a diretoria; dê voz a todos;

 

CC_ICON8Reavalie seu planejamento anualmente.

CTA_novo