Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Comunicação estratégica: com a ajuda da tecnologia, é possível

Disseminar informações relevantes aos públicos que desejam e necessitam receber essas informações é uma das funções primordiais da comunicação estratégica nas empresas. Canais eficientes voltados à comunicação interna aproximam a empresa de seus funcionários, possibilitam o alinhamento da missão, visão e valores corporativos e ainda favorecem a gestão do conhecimento coletivo, melhorando a qualidade das relações entre os colaboradores e gerando maior motivação e produtividade.

Ferramentas de comunicação integradas e o uso das novas tecnologias, como as redes sociais corporativas, estão ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo, pois viabilizam o estabelecimento da comunicação estratégicas. As redes sociais internas, por exemplo, centralizam e organizam a troca de informações, promovem a interação entre funcionários e parceiros estratégicos e ainda facilitam a manifestação e interação da inteligência coletiva.

Apesar do acesso a informação estar cada vez mais fácil, ainda é possível encontrar falhas na comunicação. Quando os funcionários não têm acesso às informações corporativas ou quando a divulgação da comunicação é feita de forma inadequada, as informações geradas podem não causar o impacto esperado, nem gerar mudanças ou pior, podem resultar em ruídos e até problemas mais sérios. Para evitar problemas como esses, as organizações devem estar atentas a três aspectos básicos: planejamento da estratégia de comunicação, envolvimento de setores e profissionais-chave e ferramentas de suporte às iniciativas voltadas à comunicação estratégica.

Os canais criados para a comunicação estratégica devem ser abertos e bem planejados antes de sua implantação e sua função precisa ser de conhecimentos de todos os colaboradores, de modo que possam valorizar a solução e sentirem-se motivados e engajados por ela. Além disso, a comunicação corporativa deve estar em sintonia com o planejamento estratégico da organização, considerando cada público interlocutor, com uma abordagem variada, mas integrada em suas ações e objetivos.

A comunicação atua de forma estratégica na sua empresa? Compartilhe conosco a sua experiência!

CTA_novo