Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Comunicação interna no setor de TI: sistemas para integrar, armazenar e compartilhar conhecimento

Cabos, softwares, sistemas e equipamentos fazem parte do cotidiano de um departamento de Tecnologia da Informação de uma empresa – o famoso setor de TI. Para dar conta de uma área tão complexa, é preciso ter uma equipe bem capacitada nas principais tecnologias usadas na empresa. E estes profissionais precisam contar com algumas ferramentas para que seu trabalho seja feito da forma mais rápida, precisa e segura. Um dos possíveis aliados para os trabalhadores da TI é um banco de dados interno para armazenar e trocar informações, seja uma rede social corporativa ou uma intranet.

Uma das utilidades das redes internas é a troca de conhecimento dentro do setor, como já discutimos neste post. Pense em uma empresa de escala nacional, com o departamento de TI espalhado em vários estados, mas com o hardware padronizado para todo o país. Uma prática bem sucedida em uma região pode ser compartilhada na intranet ou na rede social corporativa para que todos os envolvidos aprendam, testem e se beneficiem. Também é possível reportar bugs e pedir ajuda para colegas de outros locais. Ferramentas mais modernas permitem até a postagem de fotos para demonstrar melhor o erro ou defeito.

Outra vantagem do banco de dados interno no departamento de TI é a criação de um repositório de conhecimento. Com o tempo, os profissionais do setor criam rotinas de trabalho e procedimentos operacionais – em resumo, eles colocam em um documento como funcionam algumas práticas, no formato de um guia. Esses guias precisam estar disponíveis em um lugar seguro, sigiloso (a depender do documento) e de fácil acesso. Em um sistema ideal, as informações são indexadas e podem ser encontradas por um menu de busca. Uma ferramenta de comunicação interna pode cumprir muito bem esta função.

A ferramenta escolhida pode variar de acordo com o tamanho e as necessidades da equipe de TI. Para um grupo enxuto, um blog pode conter todas as informações. Uma equipe maior exige uma solução de software mais robusta e personalizável, como redes sociais corporativas e intranets. Em todos esses casos, a ferramenta precisa ser de uso simples e de acesso constante – características mais encontradas em sistemas web.

Com estas vantagens, a comunicação interna se torna uma parceira da equipe de TI na resolução de problemas e compartilhamento do conhecimento. E na sua empresa, existe alguma solução neste sentido? Como funciona? Deixe seu relato nos comentários!

CTA_novo