Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Comunicação da liderança: autoconhecimento antes de tudo

Você deve estar aí pensando que liderança e comunicação são temas relevantes, que você já ouviu falar muito sobre o assunto, já testou várias abordagens e sabe que na teoria tudo fica lindo, mas é na prática onde os maiores problemas acontecem. Qual seria então o caminho para levar líderes inspiradores a exercerem sua liderança  e se comunicarem de maneira eficiente na sua equipe?

Antes de ditar respostas ou métodos para liderar um time, devemos falar sobre autoconhecimento, que na visão das principais teorias sobre liderança é o ponta a pé inicial para desenvolver qualquer habilidade, especialmente a de liderar pessoas.

O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. O exercício de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha maior consciência do seu modelo de mundo, seus valores e crenças, suas reações e controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Na prática, quando a sua rotina de trabalho exige liderar pessoas essa habilidade faz toda diferença, uma vez que você consegue entender e gerenciar a si próprio para assim entender e lidar melhor com os outros.

Comunicação e liderança são antes de mais nada, a expressão de um comportamento. O líder comunica ao seu time suas ideias, sua filosofia de trabalho, a direção que precisam seguir, ao mesmo tempo que o seu comportamento, seja ele verbal ou não verbal,  está exposto para as pessoas que são ou não lideradas por ele. Sendo assim, a relação do autoconhecimento, com liderança e comunicação estão ligadas e a medida que o líder tem claro a sua ideologia profissional passa então a contratar, demitir, promover e desenvolver pessoas expressando e comunicando suas crenças internas para manter um time engajado.

Comunicar na sua essência tem como objetivo influenciar o pensamento das pessoas, e assim alterar a maneira como outro enxerga o seu mundo. Quando se trata de liderar  dentro de uma empresa, o líder que desenvolve seu auto-conhecimento passa a influenciar seu time a desenvolver também essa competência. Como consequência, ele consegue ter uma equipe mais consciente e responsável pelas suas escolhas, inclusive pela escolha de continuar seguindo ele pela maneira como gerencia a si mesmo e desperta propósito e motivação nos outros.

A sociedade em geral está ficando mais atenta ao self-knowledge e a consequência disso é que temos indivíduos menos alienados e mais conscientes das suas escolhas sejam elas pessoais ou profissionais. O papel da liderança em relação ao modelo mental da sua equipe está em comunicar e deixar claro qual é o propósito do grupo, seja empresa, área ou mesmo uma equipe específica para um determinado projeto. O propósito irá nortear as ações das pessoas e servirá de motivação para a persistência nos resultados que a empresa precisa atingir, ou seja, as pessoas escolhem estar ali por algo maior e não apenas para cumprir tarefas.

 

CTA_novo