Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Curadoria na web

No meio online, o volume de informações circulantes é enorme, uma verdadeira avalanche informativa: por dia, 250 milhões de fotos são enviadas para o Facebook, 864 mil horas de vídeo são carregadas no YouTube, e 294 bilhões de emails são enviados. Atualmente no Brasil, 79% dos usuários ativos da internet fazem parte de alguma rede social e nesse meio a quantidade de informação é igualmente grande. Isso ocorre, principalmente, devido à incorporação de outros serviços online, à grande variedade de aplicativos disponíveis e ao compartilhamento sem esforço (frictionless sharing). A variedade de informação compartilhada tende a aumentar, à medida que novos recursos se integrem as redes sociais.

Mas, para aqueles que utilizam as redes sociais para buscar e trocar dados, esse excesso pode significar dificuldade. Onde buscar? A informação é confiável? Diante de questões como essas, surge uma nova função: a curadoria na web. Curadoria é ato de pesquisar, contextualizar e organizar as informações de uma área específica. Logo, os curadores são pessoas que atualizam conteúdos, tornando-os consistentes, salientando o que é interessante, novo e importante dentro de determinada área de conhecimento ou informação. Eles atuam como um filtro crítico, que ajuda os usuários a encontrarem a informação desejada, sem ruídos.

Saiba aqui o que pensa o CEO Steven Rosenbaum, um dos especialistas sobre o tema.

Algumas dicas

Como atuar como um curador?

1 – Pesquise muito sobre um assunto específico.

2 – Encontrado o conteúdo de interesse, busque adicionar contexto relevante de acordo com o público-alvo do material. Opinião sempre conta de forma positiva se você entende daquele assunto.

3 – Sempre atribua ao criador seu crédito, de preferência puxando um link para a fonte, respeitando os direitos de publicação.

4 – Ao usar imagem, atribua a fonte ou, em caso de não poder usá-la, busque junto ao seu criador a aprovação para seu uso.

Algumas experiências de curadoria

Imagem: Folha Tec

CTA_novo