Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Endomarketing em Redes Sociais Corporativas: como fazer

Endomarketing e Comunicação Interna são muitas vezes confundidos, porém, embora façam parte do mesmo universo eles possuem sutis dissonâncias. Basicamente, o Endomarketing trabalha em ações para, mais do que informar, realizar o marketing interno da organização, focado principalmente em criar ações  institucionais sistematizadas para atingir os colaboradores com o objetivo de fidelizá-los, melhorar seu engajamento e comprometimento. Neste post você irá ver como é possível executar estratégias de Endomarketing em Redes Sociais Corporativas (RSCs) na sua empresa de maneira mais fácil, atrativa e mensurável.

Endomarketing nunca foi tão importante

Segundo dados da Oxford Economics, em 2017 os millennials ocuparão ao menos 48% do mercado de trabalho, sendo que 1 a cada 4 deles estará em cargos de liderança. Ou seja, a geração outrora reconhecida como ME ME ME empregará suas ‘verdades’ ao mercado de trabalho.  

Para eles e seus pares ‘Zs’, ter um propósito de trabalho claro é em geral mais importante que altos salários e status vinculados a cargos. Partindo disso, uma cultura colaborativa, que abra espaço à opiniões, que façam parte do processo é fundamental.

Quebrando Paradigmas com Endomarketing e Redes Sociais Corporativas

Dentro deste emaranhado geracional, a implantação de uma Rede Social Corporativa não atende apenas a demanda de novos colaboradores, mas vai ao encontro das ideias de uma comunicação robusta e eficiente que irá, acima de tudo, trazer inúmeros benefícios à empresa, além de ser um canal mais atrativo para práticas de endomarketing, oferecendo funcionalidades que tornam as campanhas muito mais interessantes e dinâmicas, facilitando alcance delas e o engajamento.

É importante aos líderes pensar que esta crescente diversidade de gerações está alterando a configuração do mercado e o modelo predominante atual de trabalho.

Logo, abordar novas ideias é imprescindível aos líderes, mas como convencê-los na hora de implantar uma nova ferramenta? É preciso quebrar paradigmas e construir dentro da empresa um grupo de apoiadores que o auxiliem na implantação desse novo formato de comunicação.

Tendo em mente esta premissa, é fundamental dar a devida importância as duas modalidades (CI e Endomarketing) e saber como trabalhá-las, tanto individualmente, quanto em conjunto. Para isso, é preciso muito planejamento, estudos e ferramentas adequadas.

Endomarketing com SocialBase: como planejar, executar e mensurar suas ações

Moderno e customizável, o SocialBase é uma rede social corporativa (RSC) que disponibiliza em seu ambiente segurança e flexibilidade, proporcionando uma experiência de comunicação horizontal com possibilidade de aplicação de vários formatos de endomarketing.

Por meio de uma RSC como o SocialBase é possível executar estratégias de endomarketing para alinhar colaboradores à cultura, valores e políticas da empresa, tornando-os mais engajados, por exemplos. Sendo estes pontos essenciais do marketing. Ou seja, cria-se advogados da marca e não apenas funcionários. A marca ganha em força de dentro para fora e, além disso, processos de trabalho são fortalecidos.

A SocialBase oferece uma solução a estes problemas e também é uma ferramenta para se trabalhar o endomarketing. Cada funcionalidade possui um propósito e pode ser usada para maximizar a comunicação da empresa.

#1 Planejamento

Para que as ações de endomarketing funcionem, fazendo a aproximação dos funcionários com a organização, elas precisam ser cuidadosamente planejadas. Para iniciar esse planejamento, o SocialBase pode ser utilizado para colher informações importantes, por meio da realização de pesquisas de clima interno utilizando a funcionalidade “enquetes”, com o objetivo de conhecer melhor o público de colaboradores da organização para criar ações mais assertivas.

Esta etapa de conhecimento é importante para que as ações pensadas não parecerem dispersas ou falsas. Por isso, ter clara a cultura organizacional da empresa – os conceitos de missão, visão, e valores, onde as ações de endomarketing serão baseadas – e qual a visão dos colaboradores sobre ela, são aspectos fundamentais.cta-baixe-o-ebook-cultura-organizacional

Depois de realizar esse mapeamento e colher informações, a parte mais importante é definir objetivos para as ações de endomarketing. Não sabe como fazer isso? Vá até ao tópico #2 ;)

No início do trabalho de endomarketing com SocialBase, um grupo também pode ser criado reunindo pessoas de diversas áreas para formar um comitê, que irá pensar, operacionalizar e executar as ações de endomarketing. Neste grupo devem estar todas as informações e arquivos referentes aos trabalho, os membros podem trocar ideias e também dividir o resultado das ações. Além disso, o grupo deve definir no planejamento um calendário para essas ações, que também deve estar disponível para que todos estejam alinhados quanto ao que será realizado.

#2 Ações

Depois de estruturar o planejamento, é hora de pensar em ações para fazer endomarketing com o Socialbase. Aí a criatividade não precisa ter limites! (Apenas lembre-se: tudo deve refletir a cultura e os valores da empresa)

As ações de endomarketing podem estar ligadas à diversos objetivos, que devem ser definidos no planejamento. Elas podem visar, por exemplo:

Conhecer e fortalecer a cultura organizacional

Para trabalhar uma campanha de disseminação e consolidação da missão, visão e valores da empresa no SocialBase, você pode fazer uso dos murais de comunicado para que todos vejam a postagem; das hashtags para indexar os assuntos na busca mais facilmente (além de deixar o post com uma cara mais “cool”); e abusar das publicações multimídia, com textos, vídeos e imagens, para chamar mais a atenção dos colaboradores.  

endomarketing-com-socialbase-11

Posts da campanha de cultura que fizemos aqui na SB

Promover interação

Para melhorar o relacionamento entre times e fazer com que as pessoas se conheçam e interajam, as campanhas de endomarketing no SocialBase podem acontecer dentro de grupos específicos com os setores, ou através do feed para atingir o maior número de pessoas na empresa. Neste quesito, datas comemorativas podem ajudar a criar uma situação para que as pessoas participem. Aqui na SocialBase realizamos uma ação de dia das crianças, onde cada baser enviava a sua foto e os demais tentavam acertar. A empresa toda engajou e participou.

endomarketing-com-socialbase-2

Post da campanha de dia das crianças que rolou na plataforma

Motivar os funcionários

O endomarketing também pode ser feito trabalhando o reconhecimento. Nada melhor do que isso para incentivar a motivação, não é mesmo?
Dentro do SocialBase podem ser criadas campanhas de reconhecimento, incentivando a publicação de elogios entre equipes e colaboradores e também de clientes. Saber o quanto seu trabalho é importante incentiva um funcionário a fazê-lo cada vez melhor, e o SocialBase é a melhor maneira de trazer isso à público, por meio do feed.  

endomarketing-com-socialbase-4

Alessandra compartilhando com a gente elogios recebidos! #wowteam

Melhorar o ambiente e o clima no trabalho

Ações de endomarketing servem para que os colaboradores sintam-se orgulhosos de fazer parte da empresa onde trabalham, por isso eles precisam gostar dela e ter um ambiente e um clima de trabalho agradáveis pode ajudar muito nisso. O SocialBase é uma parte do ambiente de trabalho digital da sua empresa, e por isso você pode personalizá-lo e deixá-lo mais amigável para os colaboradores nas ações de endomarketing. Neste ponto datas comemorativas os que tenham ligação com o ramo da empresa também podem ser gatilho para ações. Aqui na SB, por exemplo, aproveitamos o clima de natal para dar uma nova roupagem para nossa plataforma.

endomarketing-com-socialbase-3-1024x544

Plataforma em clima de natal!

#3 Mensuração e resultados

Durante a execução do seu plano de endomarketing com SocialBase, podemos dizer que mensurar e acompanhar o resultado das ações é um dos quesitos mais importantes. Apesar da falácia de que é difícil mensurar comunicação, endomarketing ou coisas subjetivas, com o SocialBase essa parte é muito mais simples, então, não se preocupe.

Enquanto você planeja e realiza ações neste canal de comunicação, ele “guarda” para você números que irão dizer o quão efetivas estão sendo suas campanhas e vão indicar quais estratégias seguir, o que teve sucesso e o que precisa melhorar.

A mensuração de campanhas no SocialBase acontece no painel do administrador que vê o engajamento de todos os colaboradores, os usuários mais ativos e os membros com mais posts e comentários; Ele também pode acompanhar a atividade de grupos, sabendo quais grupos têm mais posts, mais pessoas e mais atividade; além de ver os assuntos mais populares, os posts com mais interações, e as hashtags mais populares filtrando todos estes dados nos últimos 30 dias, 3 meses, 6 meses e último ano.

Para saber mais baixe o nosso Kit de Indicadores e Métricas para a Comunicação Interna!

#Bônus

Este não é necessariamente um passo para aplicar o endomarketing, mas uma vantagem de utilizar o SocialBase: para todo tipo de ações de endomarketing, além da ferramenta, temos à disposição um time de especialistas em Customer Successes na área. Eles irão acompanhar e auxiliar você durante as três etapas mencionada acima, dando ideias e insights para que você tenha ainda mais êxito nas campanhas.

Utilizando o SocialBase, seguindo os três passos (planejamento, execução de ações e mensuração) e com o toque da nossa equipe de especialistas, suas ações de endomarketing serão sucesso na sua organização.
[Review] Como aplicar o endomarketing às funcionalidades de uma Rede Social Corporativa?

  • Grupos
    Dentro do SocialBase é possível criar grupos específicos a cada área, centralizando assim as informações e campanhas importantes para o setor. Criando um canal mais estreito entre os colaboradores, líderes e a empresa.Nos grupos, os colaboradores também podem postar seus trabalhos realizados, dando uma visão mais ampla aos processos da empresa.
  • Comunicados
    Os comunicados são top-down, ou seja, é a empresa conversando com os seus colaboradores. Neles é possível atingir a todos, ou um grupo específico de funcionários.Assim fica mais fácil criar campanhas, dar avisos e encontrar soluções em conjunto. Além disso, é o canal ideal para criar diálogos e pedir feedbacks aos seus colaboradores. Com isso, a cultura da empresa fica mais forte quando se abre um espaço de discussão, ou quando se atribui ao colaborador o poder de ajudar na tomada das decisões.
  • Banners
    Dentro da plataforma também é possível a inserção de banners no topo superior. Nestes banners é possível inserir mensagens que façam parte da comunicação da empresa, ou fazer a divulgação de campanhas internas.
  • Linha do tempo
    Acompanhe o que os colaboradores estão comentando ou gostando dentro da empresa, faça análises de comportamento e campanhas para seu público interno.É possível também compartilhar links, novidades da empresa, divulgar palestras e eventos interessantes aos colaboradores, postar fotos de eventos que já aconteceram e ter uma proximidade maior com seus colaboradores.
  • Chat
    Converse com pessoas em tempo real, agilizando os processos de comunicação entre os colaboradores. Com o chat os líderes ou diretores da empresa ficam mais próximos de seus colaboradores, podendo esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimento.Estas ferramentas estão presentes dentro da SocialBase, e auxiliam na comunicação interna e nas campanhas de endomarketing de cada empresa. É interessante salientar também, que a plataforma possui suporte técnico e um setor específico de Customer Success, para auxiliar na estratégia, criar campanhas e enfim, atingir o sucesso esperado.

endomarketing com socialbase

CTA_novo