Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Estimular a comunicação entre setores aumenta a busca por soluções preventivas

A falta de comunicação entre setores deixa os colaboradores inseguros em relação as suas tarefas. Esse ruído comunicacional afeta a qualidade do trabalho e a produtividade da equipe. Atualmente, a comunicação organizacional é fator-chave para integrar, gerar comprometimento e satisfação dos colaboradores. Para Frank Corrado, autor do livro “A Força da Comunicação”, a comunicação interna deixou de ser apenas uma prática para a transmissão de informações e passou a ser um impulsionador em direção às metas da empresa.

O poder da comunicação organizacional é tão grande que gera atitudes positivas, pode despertar interesses ou induzir o comportamento da equipe. Se os objetivos organizacionais estão estabelecidos e bem alinhados, será mais fácil que todos executem as tarefas de modo a atingir os resultados pretendidos pela empresa.

Integração para resultados

É a união entre setores diferentes da empresa que vai dar condições para um verdadeiro trabalho em equipe. Equipes integradas diminuem os riscos de conflitos e aumentam a busca por soluções preventivas e assertivas. Foi o caso da Cianet, que apostou suas fichas na comunicação interna e hoje tem colhido bons frutos.

A integração entre setores estrutura relacionamentos, estabelece objetivos e gerencia recursos. Esses pontos são citados por Carlos Rabaça e Gustavo Barbosa, no livro “Dicionário de comunicação”. Eles defendem a continuidade da comunicação. Para isso, uma empresa deve manter um ou mais canais que permitam o relacionamento ágil, transparente e que facilite a disseminação de informação interna.

O que priorizar na comunicação interna

Um sistema que priorize a comunicação entre setores deve garantir a participação dos colaboradores nas decisões  com base nos objetivos, visão e missão da empresa. Margarida Kunsch, no livro “Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional”, defende: “o sistema organizacional se viabiliza graças ao sistema de comunicação nele existente, que permitirá sua realimentação e sua sobrevivência. Caso contrário, ele entrará num processo de entropia e morte”.

O primeiro passo para melhorar a comunicação interna da sua empresa é ter um bom plano de endomarketing. Preparamos um eBook com os 7 passos para que você crie o da sua empresa.

7 passos para criar um plano de endomarketing

 

CTA_novo