Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Gestão da comunicação empresarial ajuda a desenvolver estratégias competitivas

Uma comunicação interna efetiva é fundamental para o alinhamento das estratégias em uma empresa. Porém, o processo de compreensão dos objetivos da empresa por parte de colaboradores – como missão, visão e valores – é difícil e muitas vezes se distancia do que gestores querem transmitir. Em função disso, é importante que a organização viabilize uma comunicação efetiva com todos os funcionários para obter o alinhamento esperado. Neste post, vamos mostrar como a gestão da comunicação empresarial abre portas e ajuda a alinhar estratégias competitivas.

Para que colaboradores estejam cientes dos objetivos de uma empresa, é preciso defini-los em um planejamento estratégico com toda a equipe. Assim, é possível trocar ideias sobre as metas traçadas, a viabilidade destas metas, além de deixar claro ao corpo de funcionários qual direção a empresa está tomando. A partir deste passo, a gestão da comunicação empresarial colabora com a estratégia de uma empresa em três frentes:

1) Alinhamento de discurso

A empresa organiza um planejamento estratégico em equipe, todos interagem com ideias e opiniões e, ao final, há o resultado que irá, ao longo dos anos seguintes, nortear os colaboradores da empresa a agirem da mesma forma e buscarem os mesmos objetivos. Assim, gestores e colaboradores adquirem um alinhamento de discurso – algo fundamental para uma organização.

Um exemplo: se a sua organização quer ser conhecida pelas inovações que ela gera, é importante que o discurso da inovação permeie todos os comunicados, mensagens e conversas dentro e fora do ambiente empresarial.

2) Mensagem que é repassada ao público externo

Com discursos alinhados entre colaboradores e gestores, o segundo passo é investir na motivação dos funcionários para serem os maiores “advogados da marca” (ou brand advocates). Para isso, ações de endomarketing podem ser feitas, como eventos internos ou até campanhas de valorização do capital humano que sua empresa possui. Os beneficiados ficam satisfeitos com o trabalho e as chances de falar bem da marca aumentam.

Se você precisa de ideias para organizar o endomarketing da sua empresa, baixe nosso e-book Sete passos para aplicar endomarketing.

3) Evitar desinformação

Há casos em que a falta de comunicação com colaboradores é geradora de divergências. Os famosos falatórios, ou rádio corredor, prejudicam a imagem de sua empresa e tiram o foco da equipe do que interessa. Para evitar que isso ocorra, esteja atento às ações de comunicação promovidas internamente. Com colaboradores bem informados, não há espaço para desinformação.

Essas são algumas das estratégias competitivas possíveis ao investir na gestão da comunicação empresarial. Para isso, é fundamental um plano de comunicação que busque alinhar objetivos de uma organização com toda equipe de trabalho. Para mais dicas de comunicação interna, baixe nosso e-book Planejamento de comunicação interna.

Se você gostou do tema gestão da comunicação empresarial e quer desenvolver ações competitivas na sua empresa, entre em contato conosco.

Foto do topo:  A&M-Commerce/CC

CTA_novo