Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Qual é o papel da liderança na gestão de conhecimento?

A gestão de conhecimento é um ativo estratégico. Provavelmente você concorda com essa afirmação. Mas quem é o responsável por disseminar essa cultura de conhecimento dentro da empresa? Geralmente, fica com o CEO a responsabilidade de acreditar no modelo e contagiar a equipe quanto a importância da conhecimento armazenado e compartilhado dentro da organização.

Para que isso aconteça, as áreas de processos, pessoas e tecnologia devem trabalhar unidas. Nesse momento, a tecnologia pode ser fundamental para fornecer ferramentas que estimulem a reunião dos colaboradores. É claro que é possível fazer a gestão do conhecimento também no mundo offline, mas não em grande escala. Com uma rede social, por exemplo, mais pessoas estão reunidas no mesmo lugar, o que permite mais dados armazenados em um repositório de informações e de maneira mais eficaz. De acordo com a consultoria americana IDC, uma empresa com mil empregados perde 6 milhões de dólares anualmente devido ao tempo gasto à procura de informações.

“a gestão do conhecimento é a responsável por determinar a sobrevivência e a sustentabilidade das empresas”

E por que um líder é essencial? Esse líder pode compartilhar informações e também deve saber ouvir toda a equipe, já que o conhecimento pode vir de qualquer parte. É o líder quem vai difundir a cultura do conhecimento dentro da empresa. Mas lembre-se que seja ele o CEO ou um colaborador com esse perfil, ele é capaz de dividir apenas o conhecimento, não a habilidade, intrínseca ao profissional.

Em entrevista para a revista VOCÊ RH, o indiano Devsen Kruthiventi, diretor de gestão do conhecimento da Tata Projects Limited, afirmou que “a gestão do conhecimento é a responsável por determinar a sobrevivência e a sustentabilidade das empresas”.

Por causa disso, todo líder deve prever a gestão do conhecimento entre os objetivos estratégicos da organização. Uma boa gestão vai resultar na maximização do capital intelectual, na melhoria dos processos internos, em vantagem competitiva, na redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos.

E para você? Qual a responsabilidade de um líder na gestão de conhecimento?

 

CTA_novo