Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Como integrar unidades de negócio com redes sociais corporativas

Você sabe como estão indo os negócios de outras unidades da sua empresa em que você não se encontra diariamente? É normal que empresas com unidades espalhadas geograficamente possuam alguma dificuldade para acompanhar, em tempo real, todos os seus resultados, já que não é possível estar olhando de perto e presencialmente cada unidade, todos os dias.

Por que integrar unidades de negócio?

Já comentamos sobre como a falta de integração prejudica as empresas, e mostramos como uma equipe integrada e ciente de que sua atividade interdepende da atividade de outras equipes, trabalha com mais empatia, de maneira mais produtiva e com mais foco em finalizar trabalhos com sucesso. Agora, imagine isso para além das equipes de trabalho locais, mas sim em nível de unidades de negócio, onde cada uma precisa trabalhar sabendo que o todo depende de seus resultados individuais e da sua integração.

Quando suas unidades não estão integradas, diversos prejuízos podem acontecer para sua empresa, como uma cultura fraca, baixa performance, desalinhamento estratégico, processos falhos e consequentemente perdas financeiras.

Comunicação para integrar unidades de negócio

Para Chiavenato, autor referência nas áreas de administração e recursos humanos “a comunicação é um processo complexo, e as possibilidades de enviar ou receber mensagens de maneira errada ou distorcida são numerosas”. Em empresas com unidades separadas geograficamente, esse processo se torna ainda mais complexo, e é para tornar a comunicação fluida e trazer agilidade e assertividade na troca de informações entre unidades que as redes sociais corporativas existem.

Para encurtar as distâncias na comunicação interna e tornar os processos das unidades muito mais claros para os colaboradores, o grupo Almeida Junior trouxe todos os seus shoppings e sua holding para dentro de uma rede social corporativa. Hoje, quase 90% de seus colaboradores acessam semanalmente a rede em busca de informações sobre a empresa e para conectar-se com colegas de outras unidades.

Como uma rede social corporativa integra unidades

Uma rede social corporativa atua centralizando a comunicação da empresa, estabelecendo um maior alinhamento da estratégia com os objetivos do negócio e possibilitando o acesso dos todos os colaboradores a todas as informações necessárias sobre a empresa, resolvendo o problema da falta de integração e tornando a empresa mais colaborativa.

Entenda algumas formas de integrar unidades com redes sociais corporativas e tornar o alinhamento uma realidade em seu negócio:

#1 Você pode criar Comunicados para divulgar informações institucionais, como mudanças estratégicas, lançamento de novos produtos e alterações de processos, e deixar todos os colaboradores bem informados. Seus comunicados podem ser compartilhados para um grupo específico de pessoas, como apenas os colaboradores de uma unidade ou para a empresa como um todo. Você pode restringir isso conforme sua necessidade de repassar as informações. Esta é uma forma muito simple e ágil de deixar todos os colaboradores alinhados aos objetivos da empresa.

#2 Por meio da utilização de Grupos, sua empresa pode compartilhar informações, conteúdos ou até mesmo criar discussões com um grupo específicos de pessoas. Você pode criar grupos de pessoas a partir de unidades, de diferentes áreas de atuação, por cargos ou como for mais adequado ao seu modelo de negócio. Com a opção de compartilhar, curtir e comentar cada post dentro da rede social corporativa, cada grupo pode se expressar, tornando as decisões na empresa muito mais colaborativas e eficazes.

#3 Com o Chat Corporativo e o Aplicativo Mobile sua empresa possui muito mais agilidade para entrar em contato com seus colaboradores de unidades distantes. A comunicação se torna mais dinâmica e seus colaboradores sempre possuem todas as informações ao seu alcance. Através do Chat você pode trocar informações de maneira pessoal com outro colaborador ou criar grupos para colaboração geral perante assuntos urgentes e que necessitam de rápida resolução.

#4 Para facilitar ainda mais, a Gestão de arquivos torna seu processo de armazenamento de informações muito mais simples, pois todos os conteúdos anexados serão salvos automaticamente na central de arquivos de forma ordenada por pastas de acordo com cada grupo em que tenha sido compartilhado. Dessa forma, sua empresa possui uma gestão fácil e centralizada de arquivos.

Leia mais: Gestão de arquivos, por que fazer isso?

#5 Com a ferramenta de Busca, qualquer colaborador pode encontrar facilmente outros colaboradores, grupos, comunicados, documentos, palavras-chaves e hastags, tornando a base de conhecimento muito mais acessível e diminuindo o tempo perdido em buscas ineficazes.

Finalizando, tudo o que você acompanhou até o momento pode ser gerenciado e acompanhado através do Painel de controle pelo administrador da rede. Este é o ambiente onde você terá acesso à todos os resultados que a rede está alcançando ao integrar unidades de seu negócio, e traçar as melhores estratégias de engajamento da rede através da análise dos dados.

Essas são formas de tornar a sua empresa totalmente alinhada e com uma comunicação fluida entre todas as unidades. As rede sociais corporativas permitem a troca de informações de forma ágil e eficaz, possibilitando que a empresa supere uma cultura fraca, tornando sua performance muito mais assertiva com alinhamento estratégico.

Leia mais: Melhore a integração entre equipes na empresa com SocialBase

CTA_novo

CTA_novo