Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Juntos por uma causa: redes sociais corporativas em ONGs

Os benefícios das redes sociais corporativas se aplicam a todo o tipo de instituição, inclusive para aquelas que não tem o lucro como finalidade. Afinal, um dos principais objetivos nas Organizações Não Governamentais (ONGs) é defender uma causa específica – e as tecnologias da informação e do conhecimento (TICs) podem dar suporte para reafirmar estes ideais e criar um “ponto de encontro” virtual para quem apoia as bandeiras da ONG.

Uma rede social corporativa, como a SocialBase, serve para reunir pessoas ligadas por um motivo: a empresa, o setor no qual trabalha etc. No caso de uma ONG, tanto funcionários quanto entusiastas podem usar uma tecnologia desse tipo para compartilhar conhecimento, mostrar resultados de uma campanha, postar fotos e vídeos de uma ação, além de discutir abertamente algum tema de interesse dos participantes. O sistema também pode ser usado como um grande banco da dados e fonte de consulta para quem busca informações específicas sobre a organização.

Outra possibilidade para as redes sociais corporativas é a criação de espaços de convivência para participantes de uma campanha específica. Se a ONG organiza uma campanha para pessoas pararem de fumar, por exemplo, elas podem usar aquele local virtual para trocar experiências, acompanhar o sucesso dos colegas e agendar reuniões do grupo.

Uma das tendências para ONGs que possuem redes sociais internas é o crescimento destes grupos. É o que mostra o relatório Nonprofit Social Network Benchmark Report de 2012, feito com respostas de instituições da América do Norte. Segundo o estudo, o número de integrantes destes grupos cresceu 265% entre 2011 e 2012. A maior comunidade detectada possui mais de 21 mil integrantes.

Entre as ONGs pesquisadas, um dos principais motivos para ter uma rede social interna (“house network”) é o engajamento dos usuários (63%). E você, tem alguma história de engajamento de usuários por meio de redes sociais internas? Deixe seu relato nos comentários!

CTA_novo