Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Melhore seu programa de endomarketing com 3 tecnologias

Uma boa estratégia de comunicação interna geralmente conta com um programa de endomarketing. Trata-se de uma ferramenta de apoio aos trabalhos e que viabiliza a interação entre os colaboradores de forma rápida e segura. Entre as principais ferramentas, destacam-se as redes sociais corporativas – que sempre aparecem nos posts aqui do blog. E, se a sua empresa quer obter melhores resultados com esses sistemas, vale a pena ver se eles contém algumas tecnologias específicas.

Separamos abaixo 3 tecnologias presentes em redes sociais corporativas de qualidade. Suas funcionalidades aumentam a efetividade dos programas de endomarketing, gerando melhores resultados para sua empresa. Nossas sugestões tecnológicas são:

– Gamificação: recurso usado em muitos aplicativos e que pode ser perfeitamente aplicado em um programa de endomarketing como uma rede social corporativa. Consiste na utilização pelas aplicações empresariais de mecanismos da psicologia comportamental já presentes hà décadas nos jogos eletrônicos. Um exemplo é o sistema de “medalhas” e recompensas: você ganha uma badge ao cumprir um objetivo, por exemplo.

O programa de endomarketing pode usar práticas de gamificação para melhorar o engajamento e a interação entre os colaboradores. Um usuário que costuma contribuir muito com os colegas pode ganhar uma badge, por exemplo. Outra dica: funcionários entusiastas da ferramenta, que têm potencial de disseminá-la entre os colegas, podem ganhar um selo especial, dando-lhe uma importância especial.

Um dos fatores mais importantes para uma rede social corporativa com gamificação é a busca por objetivos. Um exemplo simples: o colaborador que criar mais tópicos dentro do programa de endomarketing pode ganhar uma recompensa, estimulando o resto do grupo a conseguir essa badge.

– Mensageiros instantâneos: uma tecnologia que parece óbvia, mas que pode deixar o trabalho muito mais fácil em algumas empresas. Uma situação recorrente que observamos no mercado é o uso de várias ferramentas para funções que poderiam estar integradas: um software mensageiro instantâneo, uma intranet e um serviço de e-mails, por exemplo. Um bom programa de endomarketing é capaz de integrar todos esses sistemas, eliminando a necessidade de trabalhar com três aplicativos ao mesmo tempo.

Um bom mensageiro instantâneo ajuda seus colaboradores na troca de ideias e na interação rápida. Uma conversa que poderia ser feita por telefone, que gera gasto de telefonia para sua organização, não custa nada dentro de uma ferramenta do gênero. As redes sociais corporativas mais modernas costumam vir com um sistema de mensagens embutido.

– Central de indicadores de performance: como já citamos aqui no blog, é fundamental que a sua empresa acompanhe as principais métricas para redes sociais corporativas. Por isso, um bom programa de endomarketing precisa ter uma área que reúna todas os indicadores relevantes. As informações precisam estar organizadas, de uma forma que facilite a leitura e a análise dos dados.

Uma boa “central de controle” para as redes sociais corporativas tem dois motivos principais. O primeiro deles é ver quais benefícios o programa de endomarketing trouxe para a sua organização. Além disso, ela serve para ajudá-lo a ver quais pontos do sistema precisam ser aperfeiçoados para que toda a empresa usufrua dos benefícios da ferramenta.

CTA_novo