Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Estudo mostra que uso de mídias sociais para dar e receber feedback nas empresas ainda é pequeno

O estudo “State of the sector”, pesquisa sobre os desafios em comunicação interna das empresas, realizado pelo instituto de pesquisa Gatehouse, mostrou um panorama de como os canais digitais são usados para feedback interno. Embora as mídias sociais tenham crescido rapidamente, esse não é o caso encontrado dentro das organizações. A maioria ainda prefere usar e-mails para dar e receber feedback.

De acordo com a pesquisa, realizada em novembro de 2013 com 153 profissionais da comunicação de empresas com centenas a mais de 50 mil empregados, cerca de 15% não usa nenhum canal de mídia social dentro da empresa. Acima de 40% dos entrevistados disse que o uso de mídias sociais (tanto as internas quando as externas) está presente de maneira limitada (um ou dois canais digitais existem, mas são usados por menos da metade dos colaboradores).

Este é um lembrete bem forte para evitar ser seduzido pelas mídias sociais mais famosas e populares. Primeiro, identifique as necessidades de comunicação da sua empresa e de seus colaboradores. Existem pré-requisitos que devem ser levados em conta antes de se apostar em uma plataforma de comunicação interna. Sem estudo das necessidades e do perfil da equipe e o devido planejamento, o investimento no canal de comunicação errado será desperdício de tempo e de dinheiro.

Quando perguntados sobre os canais de feedback que existem dentro da organização, os resultados ficaram parecidos com o relatório de 2012, o que indica pouco progresso feito nesta área. Como em 2012, a grande maioria (80%) dos entrevistados disseram que o feedback foi feito, em grande parte, por e-mail, enquanto ¾ foram mencionados em reuniões de equipe. Quase 60% ​​dos entrevistados afirmaram ter usado algum tipo de intranet para repassar comentários sobre o trabalho e 30% disseram que tinham um plano formal para feedback.

Esses dados mostram como as mídias sociais dentro das empresas ainda precisam ser desenvolvidas e exploradas para que se tornem verdadeiras plataformas de comunicação interna. E você? Já escolheu o canal mais adequado para a sua empresa?

Crédito de imagem: State of the Sector/Divulgação

CTA_novo