Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

O dia a dia de quem bate metas

Só quem convive com a rotina de ter metas a cumprir sabe o quanto o dia a dia se torna desafiador. Nossa empresa, mesmo em um contexto de crise, tem batido metas todos os meses, muito antes do último dia útil. Quando me perguntam sobre o segredo, o principal motivo que me vem a mente é a qualidade da equipe de vendas que conseguimos formar. Hoje assumo a posição de diretora comercial, mas para chegar até aqui aprendi que o principal ingrediente para uma equipe vencedora é a escolha das pessoas.

Vender por telefone, ainda mais no ramo que atuamos, o de tecnologia, possui muitas especificidades e exige que a rotina de vendas seja ainda mais motivadora. Desde o processo seletivo, escolhemos pessoas que tenham perfil parecido. Isso é importante porque quando pessoas semelhantes trabalham juntas acabam cooperando mais. Funciona assim: cada um sabe que se fizer sua parte, todos ganham.

Nesse contexto, ser gestora é um exercício diário de observar o todo, mas também olhar para cada um. Hoje temos uma equipe somente de mulheres, por opção nossa. Acredito que elas tenham mais poder de persuasão, são mais criativas e conseguem ser insistentes sem serem indelicadas. Ao mesmo tempo, ter uma equipe feminina faz com que sentimentos fiquem mais à flor da pele. Eu e as coordenadoras de equipe sempre ficamos atentas a qualquer mudança de comportamento e agimos o quanto antes. A pessoa que está passando por algum problema é imediatamente tirada da rotina, fazemos um trabalho especial e montamos um plano de ação.

Se você pretende montar uma equipe vencedora, ou está com o desafio de melhorar o desempenho das pessoas que trabalham com ou para você, meu conselho é: preste atenção nas pessoas. Se a empresa está passando por um momento difícil, escolha um momento para ouvir cada uma delas. Dê a oportunidade para que ofereçam sugestões, façam críticas abertamente. Procure saber se não estão se sentindo exigidas demais, se há conflitos internos entre membros da equipe, se estão passando por problemas familiares. Repense o ambiente de trabalho que é oferecido aos funcionários. Pessoas que acordam pela manhã e não se sentem motivadas a trabalhar certamente não trarão bons resultados. A partir do momento que seus funcionários passam a ser parceiros da empresa, você verá que os resultados serão cada vez melhores.

 

CTA_novo