Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

O trabalho é desagradável ou o trabalho é tão natural como o lazer?

O Psicólogo americano Douglas McGregor criou por meio de análises e estudos a teoria da motivação X e Y. Por sua análise há dois perfis de profissionais no mercado: de um lado estão os X (mecanicistas), que encaram o trabalho como uma maldita obrigação. Pelas palavras do teórico: “o trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas”. De outro está a teoria Y (empreendedores), isto é: são as pessoas que encaram o trabalho como algo tão bom quanto o happy hour das sextas-feiras. Pelas palavras do autor de o ‘Lado humano das organizações’: “o trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.

Perfeito, então temos de um lado bons funcionários e de outro os maus. Fácil e simples de resolver né?

Na verdade não, é muito mais complexo do que parece. De acordo com o administrador Wagner Siqueira, McGregor não pretende com sua teoria estipular um positivo e um negativo, mas apenas identificar que existem dois grupos de pessoas nas organizações, que pensam de maneira diferente.

Siqueria descreve que estes pensamentos orientadores fazem com que as pessoas tentem influenciar os outros, porém raramente este ‘processo’ é “testado ou mesmo reconhecido por aqueles que os praticam. Constituem-se, assim, no conjunto de concepções e de percepções não-conscientizadas ou mesmo explicitas que condicionam o comportamento humano no cotidiano das organizações”. aponta.

A teoria é, segundo Siqueira, uma das grandes contribuições para a administração auxiliando nas demais teorias sobre liderança e comportamento em uma empresa.

Teoria X – Conformista:

Chamada por McGregor como a “Hipótese da mediocridade das massas”, a teoria parte da ideia de que os trabalhadores têm completa aversão à responsabilidades e à tarefas relacionadas ao trabalho, sendo necessário a presença de um superior para que haja produtividade.

Estes profissionais são movidos por recompensas ou punições. Para McGregor as necessidades de ordem inferior da pirâmide de Maslow eram dominantes nestas pessoas, sendo necessário as organizações enfatizar na gestão os elementos dispostos na teoria dos Dois Fatores de Herzberg.   

Teoria Y – Empreendedor

Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, criativas e responsáveis que encontram no trabalho uma ação tão interessante quanto seu lazer. Para estas pessoas, as empresas precisam buscar fórmulas de aguçar estes sentimentos natos. McGregor defende que estas pessoas são dominadas por necessidades de ordem superior.

 

Teoria X* Teoria Y
Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho; O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;
Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e, às vezes, ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização; O atingimento dos objetivos da organização está ligado às recompensas associadas e não ao controle rígido e às punições;
O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança. O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.
Exige cada vez mais benefícios para compensar o incômodo de desempenhar uma função desagradável. Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa;
Os trabalhadores têm a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização. Sem a necessidade de ameaças ou punições;
O trabalhador normalmente não faz aquilo que não acredita.

 

 


Com base no artigo ESTILOS DE LIDERANÇA: ENFOQUE NA TEORIA X E TEORIA Y DE DOUGLAS MCGREGOR desenvolvemos um questionário que dá uma ideia sobre qual categoria você se encaixa.

1 – Você concorda ou discorda da seguinte afirmação:
Para obter um melhor resultado um gestor deve valer-se de sua autoridade!

2 –  Você concorda ou discorda da seguinte afirmação:
A maioria dos colaboradores, em um ambiente apropriado, têm alta capacidade para desenvolver soluções criativas à organização!

3 – Você concorda ou discorda da seguinte afirmação:
Na maioria das empresas em geral pode se confiar em colegas e gestores!

 

4 – Você concorda ou discorda da seguinte afirmação:
A maioria das pessoas é, por natureza, indiferente ou antagônica às metas das empresas!

CTA_novo
  • Renato Rocha

    Parece-me que essa teoria descarta totalmente as variáveis do ambiente, desconsiderando o “entre” a pessoa e o mundo. Um tanto quanto reducionista bem ao estilo americano de fazer psicologia.

    • Ramsés

      O psicólogo é de fato americano. Creio que tenha escolhido como objeto de pesquisa o indivíduo levando em conta o ambiente, não o contrário (que também daria uma ótima pesquisa). No próprio texto é comentado que o objetivo não é rotular como certo e errado, positivo ou negativo, mas sim esclarecer que existem pessoas diferentes num mesmo ambiente. Assim os gestores ficam com mais recursos e possibilidades para trabalhar com equipes heterogêneas.