Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Os benefícios da conversação e do diálogo nas empresas

Há quase 20 anos o especialista em Inovação Alan Webber já indicava a necessidade de criar um ambiente onde os colaboradores de uma organização pudesse aprender através da troca de experiências entre eles e demais steakholder de uma empresa. Já no século XXI, o diálogo continua sendo um desafio, principalmente para as lideranças, a quem cabe o estímulo ao diálogo para que essa troca de experiências ocorra de forma mais efetiva.

Sabe-se que a tecnologia tem papel relevante a produção de novos conhecimentos, contudo, o novo ou a inovação costuma residir nas pessoas, trata-se do capital intelectual daqueles que integram a corporação. Webber ressaltava que o diálogo pode ser a principal forma de propiciar o conhecimento imprescindível à inovação de processos e a renovação da cultura organizacional e ele só acontece em um ambiente de confiança e compartilhamento.

Assim, as empresas devem buscar promover o diálogo ou conversação e ajudar a criar um ambiente propício para que essas interações aconteçam, como por meio das redes sociais corporativas. Ao perceberem que fazem parte de um sistema complexo, os funcionários acabam se percebendo cada um como um sistema único, que compõe toda a rede da organização. O clima de confiança necessário às conversações gera transformações na forma de atuação de cada um, que passa a descobrir e compartilhar seus conhecimentos, experiências e potencialidades. Ou seja, a ampliação das redes de conversação nas organizações passa pelas lideranças, mas é iniciado, geralmente, dentro de cada.

Além da inovação e de favorecer o sentimento de pertencimento, o diálogo no ambiente corporativo também auxilia na motivação, na produtividade e na gestão do conhecimento. Confira mais neste post: http://www.culturacolaborativa.com/7-formas-de-gerar-valor-para-seu-negocio-com-uma-rede-social-corporativa/

Como você pratica o diálogo na sua empresa? Em que meios ele acontece? Compartilhe conosco!

CTA_novo