Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Um panorama das ferramentas de Comunicação Interna no Brasil

Conceitos, métodos e teorias relacionadas à Comunicação Interna vêm evoluindo. Mas será que as tecnologias e ferramentas utilizadas pela área também acompanham esse avanço? Ou continuamos usando um telefone de lata para falar com os colaboradores?

Apesar de ser uma área ou atividade muitas vezes subjugada, a Comunicação Interna (CI) está intimamente ligada à temas que têm ganhado a atenção – e sobre os quais falamos muito aqui no blog – como turnover, cultura organizacional e employer branding.

A crescente preocupação das organizações com estes assuntos, centrados nos colaboradores, oferece à CI uma perspectiva de mostrar-se eficiente, não só em ações pontuais para informar, mas na criação de estratégias de diálogo interno.

Porém, para que isso se concretize e a área converta seus resultados em números significativos para a empresa, ela precisa de meios, ferramentas e tecnologias que potencializem seu trabalho e tenham aderência, criando canais que alcançam e engajam colaboradores.

Mas será que os canais de comunicação utilizados atualmente pelas empresas no Brasil realmente permitem isso e refletem essa preocupação?

Para saber a resposta – e conferir como anda a popularidade das ferramentas no geral e as previsões de investimento em tecnologia para a área de CI nas empresas brasileiras – confira o infográfico a seguir, com os dados retirados do relatório da pesquisa de Tendências para a Comunicação Interna 217, realizada pela SocialBase e a agência Ação Integrada com mais de 200 empresas, e compare com a sua realidade:

Liderança: o melhor canal de comunicação.

Praticamente todas as empresas respondentes reconhecem a importância dos líderes, e a grande maioria pretende intensificar a participação da liderança em algum nível hierárquico na Comunicação Interna.

como é a liderança na comunicação

O Futuro da Comunicação Interna é digital, mobile e social

Sobre as ferramentas, boa parte dos respondentes mostra-se aberta à novas tecnologias, seguindo a tendência de Digital Workplace.

canais de comunicação interna digitais

Ferramentas mais tradicionais permanecem sendo uma opção, mas algumas tendem a perder forças…

Mural, e-mail e intranet ainda têm seu lugar, porém a Comunicação Interna têm pedido mais do que eles oferecem. É hora de se reinventar!

canais de comunicação

Canais invasivos não tem aderência!

Um pouco mais novos, mas não muito populares. Canais de Comunicação Interna que são interruptivos não têm uma boa aceitação no mercado.

canais de comunicação interna digitais

Ferramentas pesando no bolso…

A necessidade de investimento em novas proposta de Comunicação Interna – tanto sobre canais e ferramentas, como iniciativas e estratégias – é evidente, mas a pesquisa mostrou uma tímida melhora na disposição para investir.

investimento em comunicação interna

Para ver o resultado completo da pesquisa, baixe o relatório completo:

Pesquisa Tendências para a Comunicação Interna
Baixe Gratuitamente o resultado da Pesquisa “Tendências de Comunicação Interna”
Perguntamos a mais de 200 empresas “Como será a Comunicação Interna em 2017?”
Quero ler →

Artigo originalmente postado na 18ª Edição da Revista Cultura Colaborativa. Para conferir mais da publicação clique aqui.

CTA_novo