Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

sorrir_trabalho
Alloyse Boberg em Coluna

Por que é tão importante sorrir no trabalho?

Você sai atrasado de casa, lembra-se de passar correndo numa padaria para comprar seu café, mas o engarrafamento não é seu amigo. Você já está há dez minutos no carro e nem virou à esquina.

Liga várias vezes para o trabalho dizendo que já está chegando. Nessa altura, aborrecido(a), se esquece de tomar o café da manhã. Entra correndo para uma reunião (que começou sem você) e que não termina nunca. O tema é sobre cortes de despesas, o que torna o ambiente pesado. Uma sensação de ameaça toma conta de todos.

Frustrado(a), acredita que é o ser mais sem sorte do mundo e fecha a cara. Senta-se diante do seu computador (após a reunião) e tenta respirar fundo. Sua análise sobre o futuro é ruim ou é péssima!  Nesse momento, um colega de trabalho chega com um café em uma mão e um sorriso no rosto. “Calma” – diz o colega. “É só um dia ruim.”

Ter a intenção de trazer ânimo com um sorriso enquanto conversa com outros, aí sim seu sorriso tem significado e efeito, pois pode mudar o seu humor e de seu interlocutor também.

Quem diante de uma cena dessas consegue se sentir mal? Qual seria sua reação se alguém lhe abrisse um sorriso num momento delicado? A minha, com certeza, seria sorrir também.  E sorrir parece daquelas coisas bobas da vida que o dinheiro não compra, mas que, em alguns momentos, é muito melhor do que dinheiro ou metas cumpridas.

Sorrir é aquela química que a ciência explica como “efeito de modificação imediato” no ser humano. Ele pode melhorar não apenas o seu humor, mas sua criatividade e até mesmo o processo cognitivo. E mais: é contagioso! Portanto, esse simples ato pode sim mudar seu dia. E por que não mudar seu dia no trabalho?

É cultural a ideia de que trabalho é um lugar sério e tenso, onde as pessoas se reúnem para encontrar soluções para uma empresa (se você só aperta um botão, não se preocupe, porque também está encontrando soluções para a empresa fazendo seu trabalho). A tensão é um ponto de vista meio old fashioned nas corporações. Aquela imagem do chefe fumando um charuto, com os pés sobre a mesa, descendo a lenha em sua equipe ficou parada no tempo. Afinal, como os colaboradores irão liberar sua criatividade se são “censurados” em sua alegria?

Não estou dizendo que ambiente de trabalho precisa virar um circo, cheio de palhaçadas. Mas, honestamente, é muito melhor de se trabalhar em ambientes onde o riso é frouxo e as pessoas se sentem à vontade para falar abobrinhas vez ou outra. E sorrir, apenas sorrir.

Imagine-se chegando em seu trabalho e as pessoas lhe recebendo com um sorriso? Aí, você vai até o cafezinho e os colegas estão sorrindo e lhe desejando um dia feliz (em vez de só ficarem reclamando do trabalho)? Você entra para uma reunião em que o mediador começa o discurso com um bom dia (ou boa tarde) e um sorriso no rosto? E se, ao final de uma reunião mesmo com um tema espinhoso, o mediador terminasse dizendo: “pessoal, o assunto é difícil. Vamos tentar digeri-lo com inteligência. E o mais importante é tentarmos manter o otimismo.” E ao terminar, abrisse um sorriso? (É evidente que a frase não cabe para todas as situações, mas para boa parte delas).

Uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, afirma que quem sorri de verdade no ambiente de trabalho acaba ficando mais bem humorado. Sorrir de verdade significa sorrir com o coração. Se você está se irritando com seu interlocutor, mas abre um sorriso amarelo, isso não é um sorriso, é conveniência. Mas, ter a intenção de trazer ânimo com um sorriso enquanto conversa com outros, aí sim seu sorriso tem significado e efeito, pois pode mudar o seu humor e de seu interlocutor também.  Sorrir tem um “que” de compaixão, de amor, de compartilhar coisas boas.

Lembre-se de que você pode ser um provocador de boas emoções. Já se imaginou abrindo um baita sorriso para o colega que criou um projeto bacana para a empresa? Ou já se lembrou de sorrir quando percebeu um colega em dificuldades? Ou sorriu quando alguém fez aniversário? E ainda, já sorriu quando seu chefe conseguiu atingir as metas desejadas ou quando a empresa conquistou coisas importantes? Ou apenas se lembrou de sorrir sem motivo?

Agora se seu(sua) chefe acha que sorrir é para os fracos, abra um sorriso para ele(a). Faça o teste! E observe quanto tempo vai demorar para ele(a) abrir um sorriso!

Para se aprofundar no assunto:
5 boas razões científicas para você sorrir |Um estudo sobre sorriso e cognição | Sorrir é o melhor remédio

 

 

CTA_novo