Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Por que investir em comunicação digital?

A comunicação corporativa já pode ser considerada uma poderosa ferramenta de divulgação das ações empresariais, valores e ideais, fortalecendo a relação entre funcionários, fornecedores e parceiros. Ainda assim, essa é uma das habilidades menos desenvolvidas nos executivos brasileiros, segundo um estudo da Fundação Dom Cabral com mais de mil gestores, que revelou a fragilidade das chamadas competências sociais entre os líderes do país.

Nota-se grande resistências das empresas para investir em comunicação, que também costuma ser a primeira a ter seus recursos reduzidos em momentos de crise. Se há dúvidas em relação aos investimentos em comunicação interna e corporativa, os receios são ainda maiores quando se fala em comunicação digital, seja por falta de experiência na área ou de afinidade com as ofertas disponíveis. Além disso, ainda resta a dúvida de estar investindo direito ou de possuir ou não profissionais competentes para alcançar os objetivos desejados com a ferramenta escolhida.

Diante das consequencias negativas de uma cominicação corporativa ineficiente, é preciso ousar e investir, mas de forma planejada e com métricas e objetivos bem definidos. Com uma equipe profissional direcionada a esse fim, antes de se divulgar qualquer informação, é preciso analisar as condições e os melhores meios para veiculação de produtos, serviços e ideias. Quando as organizações não transmitem suas ideias com clareza e não permitem a troca de informações entre seus colaboradores, todo investimento de tempo e dinheiro na elaboração de projetos é em vão.

A dúvida mais comum quando o assunto é investimento em comunicação é relacionada ao que se pode obter ao destinar uma parte da verba para planejar, executar e mensurar ações no ambiente digital. O projeto de comunicação precisa não só atender de modo eficiente todos os públicos na empresa, mas também garantir a interação e o diálogo entre os pares. Dessa forma, pode-se dizer que, investir em comunicação digital é garantir um espaço à frente no mercado e mostra uma importante visão de presente e futuro. Entre as vantagens de se investir em comunicação digital, é possível destacar:

Mensurabilidade - Nenhum outro meio de comunicação consegue retornar tantas informações e com tamanha precisão e velocidade.

Segmentação - Com inúmeras ferramentas, a produção e distribuição de conteúdo pode ocorrer por nicho, o que torna o investimento mais eficaz e eficiente.

Engajamento - O ambiente digital possibilita uma abordagem mais ampla e com mais conteúdo, onde as formas de linguagem impulsionam o espectador.

Disseminação - A característica de permanência do meio digital facilita disseminação do conteúdo a qualquer momento.

Agilidade - Produzir conteúdo e campanha para os meios digitais requer o mesmo trabalho do que para os meios tradicionais, porém, a publicação e possíveis alterações costumam ser mais ágeis. Também se demanda menos tempo para percepção de resultados.

CTA_novo