Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Qual é a qualidade da sua comunicação? Você já se fez essa pergunta?

Em geral, quando a comunicação olha para ela mesma, há a impressão de que não se trata de uma área valorizada e bem vista pela empresa. Contudo, como relata Renato Martinelli, quem tem que descrever a comunicação como A ou B são seus usuários e não quem a faz.

Para abrir um contra ponto comparativo entre comunicação e colaboradores, a SocialBase e a Frase Conteúdo desenvolveram um estudo de caso com 15 grandes empresas atuantes no Brasil.

Entre as partes entrevistadas(colaboradores e comunicadores) há muita controvérsia, mas também concordâncias, o que acaba sendo normal, pois quando falamos de comunicação interpessoal está em jogo um conjunto de interesses que nem sempre estarão alinhados. A solução para este problema é, na opinião de Renato Martinelli, uma conversa franca entre as partes de interesse, para alinhar expectativas. Quem entrega precisa deixar claro o que pode entregar e quem recebe precisa deixar claro o que espera receber.

Paulo Clemen, diretor da Nós Comunicação, reforça que a comunicação precisa ser colaborativa, precisa entender que melhores resultados são alcançados quando soma-se, não só esforços, mas também conhecimentos e isso estende-se às lideranças. “Liderança inteligente é aquela que se relaciona com as pessoas de sua equipe. Ouve e estimula a participação. Pessoas sensíveis ao empoderamento são geradoras de bons resultados”, explica.

Porém, este empoderamento na prática não ocorre e é uma reclamação unânime entre comunicadores e usuários da comunicação. Ambos apontam não perceber as lideranças visando a comunicação como estratégica e essencial para o desenvolvimento das atividades do dia a dia.

Estas dificuldades e também possíveis soluções são apontadas neste estudo de caso que questionou como 8 usuários de comunicação e 7 comunicadores, que atuam em empresas nos mais variados setores no início de 2016, veem a comunicação nas organizações.

ctapost

CTA_novo