Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Qual é o ROI da inovação?

Números! É por meio deles que empresas analisam a saúde financeira, avaliam novos investimentos e colaboradores. Nesse âmbito contábil, de cifras e métricas uma das mais utilizadas é o ROI (Return on investment) – retorno sobre investimento.

Resumidamente, o ROI mensura quanto de retorno se obteve após uma operação. Para calculá-lo, divide-se a receita gerada pelo valor empregado em um determinado investimento. Contudo, há algumas iniciativas empresariais que não são tangíveis. Então como mensurá-las?

Qual é o ROI da inovação?

Chegar a essa resposta, segundo Robert F Brands, fundador da Brands & Company, LLC., é um desafio, não só por que o valor da inovação é difícil de definir, mas por que é preciso ter a exata noção sobre a situação da empresa no momento de captar esses dados. “Se o velho ditado é verdadeiro, o que é medido – é feito, então a capacidade de responder a esta pergunta é vital ao sucesso de um programa de inovação”, completa Brands.

De acordo com Steve Blue, o uso tradicional do ROI refere-se ao resultado de algo que já foi feito. Porém, até ter os resultados dessa operação, ele argumenta, já é tarde demais. “Está na hora de repensar o ROI, ao invés de olharmos apenas o resultado final é preciso mudar seu foco às receitas e operações iniciais, além de , claro, na inovação.”

Embora, nem tudo possa ser medido, monitorado e quantificado, o passo mais importante é definir os resultados planejados para sistemas baseados em inovação como objetivos estratégicos da sua própria organização.

Os exemplos incluem:

  • Crescimento no índice de ideias inovadoras;
  • Melhoria na qualidade das ideias;
  • Crescimento no número de ideias no pipeline (funil);
  • Implementação mais eficiente de ideias de qualidade;
  • Sucesso na implantação de novas ideias.

Você consegue acompanhar os resultados do seu time?

Todos os anos a Fast Company compila uma lista, segundo eles, das empresas mais inovadoras do mundo. Para muitas delas, a inovação é caracterizada por um forte nível de responsabilidade e trabalho conjunto entre os departamentos e unidades de negócio. Os lucros são importantes, mas não são o fim para tudo. Métrica financeiras, tais como ROI facilitam e disciplinam a inovação dentro de um conceito fiscal e ajudam a justificar o valor estratégico do programa. A inovação sustentável acontece quando é organizada e conduzida por meio de uma cultura que promove um forte senso de missão compartilhada.

Para Brands, para que a inovação torne-se sustentável é preciso que os membros de uma equipe entendam a responsabilidade de seu trabalho – para que sejam cumpridos prazos acordados de entrega.

O acompanhamento dos resultados começa com uma comunicação clara

Ao estabelecer objetivos há grandes benefícios a empresa que passa a confiar mais em sua equipe, liberando espaço e tempo para que as ideias sejam implantadas de maneira sustentável e estratégicas. Além disso, você terá uma equipe confiante, motivada e pronta a assumir o próximo grande desafio.

Fonte: Innovation Excellence
Arte: Eduardo Castro

CTA_novo