Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Rede social da empresa: o exemplo de diálogo interno da IBM

Você consegue imaginar como ferramentas da rede social da empresa IBM revolucionaram o modo como seus colaboradores se comunicam? Vamos voltar para o ano de 1997, quando a IBM passou a recomendar que seus funcionários usassem a internet, momento em que diversas empresas fizeram exatamente o contrário por medo e desconhecimento. Mas foi no ano de 2003 que a empresa deu um um grande passo e resolveu abraçar a blogosfera e incentivar a participação dos, hoje, 400 mil colaboradores de 170 países.

Em 2010, com a evolução das mídias sociais e adesão cada vez maior, a IBM pediu a alguns colaboradores que ajudassem a reexaminar as diretrizes de uso da internet para que não se tornassem obsoletas. Essa avaliação tem sido constante para adequar as necessidades dos colaboradores e as características da rede com os interesses da empresa. Atualmente, a IBM possui uma rede social da empresa chamada SocialBlue, com 53 mil usuários ativos. Além disso, tem 17 mil blogs internos e 100 mil colaboradores interagindo ou lendo os blogs internos.

Esses números são altos porque, para a IBM, o diálogo é inerente ao modelo de negócios de inovação porque fomenta a troca de ideias. De acordo com as diretrizes da empresa, os funcionários devem ficar à vontade para usar as plataformas disponíveis para aprender e contribuir.

As plataformas são inúmeras: desde um fórum em que são trocadas ideias iniciais e projetos dentro da empresa são divulgados até uma Wiki interna que serve como um concentrador de informações. Outra ferramenta é o Dogear, similar ao Delicious, um site para compartilhar e guardar links. Há também o Twit, que imita o Twitter e a já mencionada SocialBlue, parecida com o Facebook. Na rede social da empresa os usuários podem postar fotos, compartilhar status, links, vídeos e manter diálogo e interação com colegas de trabalho e novos colaboradores.

Para se ter uma ideia do poder do engajamento dentro da empresa, em 2006, a IBM promoveu um evento online e convidou colaboradores, amigos, famílias e clientes a discutirem mais de 50 projetos de pesquisa dentro do blog da empresa. Após a votação – baseada nas interações e discussões online – foram escolhidos dez projetos para serem incubados da IBM e financiados com US$ 100 milhões.

A IBM é clara com relação ao uso das redes sociais: seja você mesmo. Mas não esqueça do bom senso e do trabalho. A liberdade e confiança nos colaboradores têm dado resultados bem positivos, já que a cada ano o nível de engajamento dos colaboradores cresce, e os lucros da empresa também.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário.

Crédito de imagem: Photl/CC

CTA_novo