Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Redes sociais corporativas beneficiam relacionamento B2E

Vendas, inovação e compartilhamento do conhecimentos são as principais áreas beneficiadas com uso de redes sociais dentro de empresas. Essa conclusão foi apresentada pelos relatórios da AIIM (Associação para a Informação e Gestão de Imagem), produzidos pela Enterprise 2.0. Segundo a pesquisa, mais de 60% das empresas que investiram em estruturas de colaboração registraram ganhos em compartilhamento de conhecimento e precisão de comunicação entre o marketing e vendas.

A inovação aberta característica das redes sociais proporciona mudanças benéficas para processos internos e externos. Segundo 48% dos entrevistados pela Enterprise 2.0, a inovação ajudou a realizar grandes mudanças nos processos internos. Já 34% dos participantes citaram melhoras nas ofertas externas. Essas mudanças, muitas vezes, vêm de fontes inesperadas, o que mostra que as ferramentas sociais estão cultivando a partilha de conhecimento, seja onde ele estiver.

Os relatórios da AIIM mostram que as redes sociais já estão se posicionando como um novo canal para a troca de informações, transformando o relacionamento social, em diversas esferas, inclusive no meio corporativo. Nesse último contexto, as ferramentas sociais não repercutem apenas na comunicação com os clientes finais, mas também entre empresa e empregados, ou seja, no B2E (Business to Employee). Dessa forma, o desafio é buscar maior eficiência do fluxo de informação em ambos sentidos.

A tecnologia tem oferecido uma gama variada de soluções voltadas à comunicação interna em empresas, o que tem provocado uma considerável redução no uso do e-mail, ferramenta que pode ser pouco eficiente ou pouco adequada a certas ações que necessitam de mais rapidez, acertividade e clareza na troca de informações.

Mas, a novidade mais notável das plataformas sociais, como as rede sociais corporativas, se refere à personalização da informação. Ou seja, cada funcionário pode ter um perfil e será possível ligar as informações ao seu nome. Assim, todos os usuários verão de forma imediata quem está ou esteve associado a um determinado projeto e poderá entrar em contato com o responsável de forma mais rápida e direta.

Concluí-se, então, que a precisão na informação e o compartilhamento do conhecimento são fatores determinantes para as empresas e que, quando impulsionados pelas plataformas sociais, afetam positivamente diferentes setores de uma corporação. Assim, as empresas precisam estar atentas para buscar a melhor eficiência no uso dessas ferramentas, tornando o fluxo de informação mais eficiente, definindo objetivos, assim como as diretrizes para a medição do sucesso de qualquer estratégia no uso de redes sociais.

Ainda com dúvidas em relação aos benefícios das redes sociais corporativas? Baixe nosso eBook.

CTA_novo