Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Redes sociais geram colaboração no setor de vendas

Uma empresa multinacional, com atuação em cerca de 40 países, consegue integrar as equipes comerciais em um ponto único? No caso da Symantec, organização do ramo de software conhecida por seu anti-vírus, não foi preciso realizar um grande congresso em algum lugar do mundo. A empresa investiu em uma rede social corporativa como ponto de encontro virtual para todos os colaboradores. Esse case ajuda a provar que as redes sociais geram colaboração no setor de vendas, criando uma identidade institucional internacional.

A equipe da Symantec demanda um sistema que trabalhe com, no mínimo, 11 idiomas. Pense agora em uma solução desse porte instalada em servidores da empresa. A alocação de recursos seria enorme. Por isso, o primeiro acerto da instituição foi escolher uma solução hospedada na nuvem. Eles pagam um serviço de assinatura e deixam todos os encargos de manutenção com a companhia contratada. Além de o sistema estar sempre no ar, ele é acessível em qualquer lugar do mundo.

A ideia fez sucesso dentro da empresa. No projeto inicial, 3,9 mil empregados tiveram acesso à solução. Quatro meses após a implantação, mais de 11 mil pessoas passaram a usar o serviço com frequência. Segundo essa reportagem do New York Timescerca de 40% do time de vendas da Symantec usa a rede social corporativa para se comunicar.

O uso do sistema para a equipe do varejo é variado: desde dicas para usar os aplicativos da empresa até conselhos para melhorar as vendas dos produtos. Entre as vantagens apontadas pela empresa, destaca-se a criação de um banco de dados central com informações dos clientes – afinal, se você tem alguma dúvida a respeito de algum mercado específico, pode pedir a ajuda dos outros funcionários dentro da rede. Aliás, esse é outro fator destacado pela Symantec como benefício da rede social corporativacolaboração global entre os colegas de trabalho.

Outra vantagem das redes sociais corporativas foi destacada, em 2010, pelo então CEO da Symantec, Enrique Salem, em uma palestra voltada para o público corporativo. Com um sistema na nuvem, a equipe de vendas pode usar o seu próprio dispositivo móvel para o trabalho. Tem alguma dúvida em relação ao produto? Pegue seu smartphone e acesse a solução. Quer mostrar um relatório para um potencial cliente? Peça o link para os colegas online na ferramenta, abra no seu tablet e faça a exibição. A consumerização dentro da empresa fica mais simples com o suporte desse tipo de ferramenta online – tendência muito forte que estimula a colaboração no setor de vendas.

E você, pensa em usar uma rede social para gerar colaboração no setor de vendas? Deixe seu relato nos comentários.

CTA_novo