Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Relevância, preste atenção nesta palavra

Muitas vezes ouço ou percebo entre conversas a palavra relevância, analisei esta questão ao ler um texto de Érico Borgo do Omelete; no artigo ele fala sobre como a palavra está influenciando (outra palavra importante) o mercado, porém, segundo ele, ela não está sendo bem utilizada.

De acordo com o argumento de Borgo, há uma exacerbada atenção sobre os views recebidos nos canais do youtube, por exemplo; porém tomo a liberdade de acrescentar aos views, likes, compartilhamentos, comentários e, claro, acessos.

É muito comum, e nos incluímos nisso, darmos aquele sorriso de canto ao perceber que um post recebeu um número X de acessos e compartilhamentos. Externamente é um número robusto, atrativo visualmente e que todos podem saborear, afinal são Y mil acessos em um único post. Isso, com certeza é um sinal de sucesso e de que a receita, ao menos nesse caso, foi assertiva, certo?

Na verdade não!

Não querendo parecer pedante e dono de uma verdade, pois já acreditei em métricas ilusórias, ter compartilhamentos, acessos e comentários não significa nada, por que a questão que deve ser feita é: eles são qualificados, ou apenas encimam números?

No caso da história do Omelete, foi possível aumentar em alguns dias a audiência com apenas um programa, porém o que se tinha era uma métrica ilusória; “dezenas de milhares de pessoas viam 5 segundos de vídeo e saíam, fazendo com que o algoritmo do serviço nos entendesse como um canal totalmente irrelevante“, escreve Borgo.

Isso ocorre com todos, por exemplo: há algum tempo a SocialBase fez uma campanha para tentar alcançar um público maior com seu conteúdo, a resposta, assim como no caso do Omelete, foi imediata; vários likes, porém de baixa qualidade.

Ao analisar com calma, notou-se que o público alcançado estava longe do perfil esperado pela empresa e, claro, muita energia e tempo foram desperdiçados neste processo de aquisição de leads não qualificados. Com estes dados em mãos, foi traçada um nova estratégia de comunicação para buscar leads de alto potencial e influenciadores de canais que trouxeram em sua ‘bagagem’ a relevância necessária para ter-se um público fiel e interessado no que a empresa se propõe a entregar.

Em outras palavras, o que importa às empresas é a retenção, ou seja, a capacidade que o conteúdo da empresa possui de manter um público ativo e engajado ao conteúdo.

 

CTA_novo