Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Tendências para redes sociais corporativas em 2014

É comum que com a chegada de um novo ano, especialistas apontem perspectivas de crescimento para algumas áreas. Na esfera das ferramentas sociais, essa realidade não poderia ser diferente. De maneira geral, o uso de mídias sociais dentro das empresas segue crescendo e, principalmente, contribuindo à cultura empresarial, conforme defendeu recentemente Sarah Van Elzen, diretora de social media na Hanson Dodge Creative. A exemplo do que destacamos em 2013, preparamos este post para que você fique por dentro das tendências para redes sociais corporativas em 2014.

Gamification
Alguns executivos apontam o uso de técnicas de videogame como perspectiva para aumentar o número de insights e, consequentemente, a inovação no ambiente corporativo. Rob Howard, criador e diretor de tecnologia da Zimbra, apontou quatro maneiras de como a gamification pode ajudar um negócio. A primeira delas é a aplicação da técnica às redes sociais corporativas.

De acordo com o especialista, esse tipo de comunidade online tem o poder fazer com que os funcionários colaborem e compartilhem informações. Ou seja, o potencial colaborativo dessas ferramentas é aumentado se os profissionais passarem a enxergá-la como uma espécie de jogo. Para o processo ser bem sucedido, Howard recomenda que o gestor deve primeiramente ter objetivos claros e construir táticas em torno deles. “Se a sua empresa quer reduzir os custos de suporte, por exemplo, você deve incentivar os membros a postar conteúdo e responder perguntas. Em seguida, você pode recompensá-los por isso”, explica.

Aqui no blog, nós já escrevemos um post sobre gamificação em redes sociais corporativas e destacamos como essa tecnologia pode cativar a equipe.

Big Data
As tendências para redes sociais corporativas em 2014 também dão enfoque ao maior uso de Big Data nas empresas. De acordo com Inhi Suh, vice-presidente da IBM para Big Data,  em entrevista ao portal Information Week, a perspectiva para o ano que vem é a de que ênfase seja em analytics, segurança e privacidade. Ele diz que as empresas vão passar a entender melhor as necessiades de seus clientes e funcionários com base em uma análise melhor de dados provenientes de redes sociais – tanto externas, quanto internas.

“Times compostos por pessoas podem garimpar os dados compartilhados por funcionários para recrutar, desenvolver e reter de maneira mais bem sucedida os talentos”, destaca Suh. Portanto, valorize a informação corporativa que pode ser extraída de suas ferramentas sociais internas e trabalhe para que ela traga resultados reais ao seu negócio.

Conteúdo visual
O Business2Community aposta em conteúdo visual para 2014. De acordo com o portal, esse tipo de informação é processado de maneira mais rápida pelo cérebro, além de possuir uma aceitação maior por parte dos usuários. Nesse sentido, recomenda-se que sejam utilizadas informações mais “leves” e que, ao mesmo tempo, invista-se em fotos e vídeos. Essa perspectiva é válida ao ambiente empresarial e, da mesma forma, apresenta-se como uma das tendências para redes sociais corporativas em 2014.

Então, se você deseja continuar engajando os seus colaboradores, pense no conteúdo em que está publicando nesse canal. Pense em fazer um vídeo, por exemplo. Hoje as ferramentas de edição estão cada vez mais fáceis e acessíveis. Esse tipo de comportamento também justifica a aproximação entre rede social pessoal e empresarial, que de certa forma não podem viver separadas e estão cada vez mais híbridas.

Quais são as suas apostas para as redes sociais corporativas em 2014? Deixe seu relato pelos comentários.

Crédito de imagem: DARPA/CC

CTA_novo