Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Cinco dicas para endomarketing e os benefícios da rede interna

Como o próprio nome sugere, endomarketing é o marketing direcionado para dentro das empresas, com a utilização de ferramentas direciondas ao público interno das organizações. Na prática, trata-se de fornecer ao funcionário instrução e informações sobre a empresa, buscando também estabelecer um relacionamento mais próximo com os colaboradores.

O endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a melhoria do clima organizacional, facilitando as relações entre gestores, diretores e funcionários. Seu principal objetivo é fortalecer as relações internas da empresa para se conseguir atingir as metas estabelecidas com mais facilidade. Entre as vantagens de se praticar o endomarketing estão: suprir a necessidade de comunicação interna, os empregados passam a acreditar e entender melhor os produtos e serviços oferecidos pela organização, corrigir falhas organizacionais, entre outros.

Um dos principais benefícios que uma boa estratégia de endomarketing pode trazer à cultura organizacional é reestruturar e qualificar a comunicação interna, satisfazendo também os anseios do público interno. A adoção de uma rede social corporativa pode ser uma importante ferramenta para gestores do marketing interno, pois permite que informações importantes, como a visão, a missão e os valores e objetivos da empresa , sejam compartilhados com um grande número de pessoas, de forma rápida e eficiente. Além disso, as redes internas também permitem a interação e o diálogo, o que favorece o alinhamento de ações e o esclarecimento de questões.

Confira algumas dicas para definir uma estratégia de endomarketing:

1 – Facilite a comunicação entre níveis e departamentos

Evite a formação de “panelinhas”.Evite hierarquias e portas fechadas.

2 – Aponte um objetivo

Discuta a missão da empresa, para que todos busquem a mesma meta.

3 – Descentralize

Permita que cada funcionário desenvolva sua criatividade e capacidade de liderança. Comece delegando pequenas tarefas e vá aumentando o ritmo conforme a confiança e a identificação deles for crescendo com a empresa.

4 – Sem promessas vazias

O feedback é um ponto fundamental. Discuta com os funcionários o problema, informe os avanços e entregue uma resposta, mesmo que negativa.

5 – Não imponha

Endomarketing não funciona de cima para baixo. Antes de tudo, é preciso aprender a escutar, a levar em conta a opinião e a voz dos funcionários.

CTA_novo