Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Tempo é o principal valor entregue por uma Plataforma de comunicação colaborativa

A comunicação é cada vez mais necessária e importante às empresas. É através dela que o fluxo de interesses da corporação circula. Missão, visão, valores, objetivos e metas e até um convite à festas são vertidos pelos canais de comunicação.

Até aí tudo bem, nenhuma novidade. Todos estes pontos, de fato, acontecem em todas as empresas; elas tendo canais de comunicação ou não. A diferença é que quando não há, ou eles são mal geridos, um macaco prego torna-se um king-kong em segundos.

Na maioria das vezes a comunicação se materializa em canais como mural, jornal, etc. Eles são os mais variáveis, porém sua eficácia nem sempre.

Segundo estudo realizado pela SocialBase, o mural é a ferramenta mais utilizada pelas empresas. Este canal está presente em 70% das organizações no país, porém sua taxa de rejeição é também a mais alta: 57%.

Erik Santos, mestre em gestão estratégica pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), detalha que em uma das empresas onde atuou um dos elementos de comunicação utilizados era o mural, contudo explica: devido a grande quantidade de colaboradores e a má distribuição da ferramenta sua eficácia era inibida. Além disso, “não era visualmente atrativo”, finaliza.

Outras ferramentas como TV, jornal e intranet tradicional apresentam taxas de usabilidade e rejeição intermediárias. Entre elas, há o destaque as pouco utilizadas intranetes sociais ou Plataformas\Redes Sociais Corporativas.

De acordo com os dados, apenas 33% das organizações possuem a ferramenta; o diferencial está na sua aprovação. 54% dos entrevistados garantem que a plataforma atende as demandas da empresa e de seus colaboradores, gerando maior produtividade e satisfação entre os usuários.

Para Washington Monteiro, assistente de Trade Marketing da PlayStation (PS) Brasil, o uso de uma plataforma colaborativa foi a alternativa encontrada para suprir a necessidade de uma comunicação rápida e efetiva.

A PS usa a plataforma, fornecida pela SocialBase, para se comunicar com seus consultores fora do escritório. Há cerca de um ano e meio utilizando o produto, Monteiro conta que além da melhora na comunicação a gestão do tempo é o principal benefício sentido. “Se tornou mais prático compartilhar e consolidar os conteúdos, isso é um ganho inestimável”, comenta.

Segundo ele, há casos onde a economia de tempo traz impacto direto no negócio. “Imagine que você tenha uma equipe de 15 consultores, dos quais, apenas 2 estão em sua cidade. Já pensou ter que ligar para todos e pedir as fotos por e-mail? Hoje, basta entrarmos na ferramenta e usarmos as fotos compartilhadas. Simples, prático e rápido”.

Vinícius Bento, analista de Customer Success da SocialBase, explica que esta facilidade é garantida pelo uso do app mobile do SocialBase, que é fornecido no modelo SaaS, possibilitando o acesso à comunicação e informação a todos em qualquer lugar.

Produtividade e engajamento

Outra questão levantada por Monteiro foi o aumento da produtividade e da interação entre os consultores. Ele defende que o produto sustentou a melhora de desempenho e promoveu uma competição saudável, “de quem faz mais bonito e melhor. Em paralelo, há a cooperação de sempre ajudar o colega com ideias e dicas. O que é muito bom”, comenta.

Além disso, pela ferramenta dar visibilidade ao trabalho de todos, a gestão tem um olhar mais atencioso sobre o que está acontecendo na empresa. “Olhamos como há a interação de atividades, dicas compartilhadas no SocialBase, ajuda na dúvida do amigo, compartilhamento de conteúdo novo, etc”, finaliza.

INFOGRAFICO

CTA_novo