Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Como contratar com foco no alinhamento estratégico nas PMEs

Escrito por Rafael Duarte, da 99jobs.

Hoje em dia, com o advento de novas ferramentas que otimizam o trabalho processual do RH, os gestores de pessoas podem perder menos tempo com tecnicismos e atuar de maneira muito mais estratégica nos negócios. E uma das necessidades é justamente a mudança na maneira como são feitas as contratações, que precisam estar mais alinhadas com as metas e os objetivos da empresa.

Contratações muitas vezes são vistas como o mero preenchimento de vagas que estavam desocupadas. A verdade, no entanto, é outra: trazer a pessoa certa para a sua empresa é uma ação estratégica que pode aumentar o desempenho da equipe, diminuir custos de turnover, garantir a continuidade do conhecimento e processos e, portanto, garantir uma vantagem sobre os seus concorrentes.

Pensando nisso, resolvemos levantar alguns pontos importantes para os RHs começarem a fazer as suas contratações com foco no alinhamento estratégico.

O RH precisa participar das reuniões de estratégia!

Um dos erros mais comuns das empresas em relação ao RH é excluir o departamento das reuniões estratégicas. Desta forma, o gestor de pessoas fica completamente fora das decisões relacionadas a metas, objetivos e dos próximos passos que a companhia deve seguir, o que prejudica a eficácia das suas ações para o sucesso do negócio.

A gestão de pessoas tem um impacto muito grande na dinâmica organizacional, seja em sua capacidade de melhorar as condições ambientais, elaborar programas de desenvolvimento de colaboradores de acordo com as necessidades do negócio, fazer a manutenção da cultura organizacional e, claro, fazer contratações mais assertivas, fundamentais para produzir resultados alinhados com as demandas da sua estratégia.

Fortaleça a sua marca empregadora

“A abordagem com o maior impacto e a única estratégia de recrutamento a longo prazo é o employer branding, o processo de construir a sua imagem como um ótimo lugar para se trabalhar”, explica o especialista em gestão de talentos Dr. John Sullivan. Segundo ele, ações de employer branding têm os melhores resultados para atrair candidatos mais qualificados para os seus processos seletivos.

Atrair candidatos mais qualificados significa que pessoas mais alinhadas com a cultura organizacional e mais engajadas com a sua empresa estão interessadas em trabalhar com você. O resultado é a otimização dos seus processos seletivos, reduzindo os custos e aumentando a assertividade da contratação.

Contrate pessoas que combinam com a cultura da sua empresa

“Um fit cultural é quando existe uma congruência entre as normas e valores de uma organização e de uma pessoa”, explica o psicólogo Adrian Furnham em seu livro The Psychology of Behaviour at Work. Ou seja, contratar uma pessoa que combine com a cultura da sua empresa significa não apenas ter um funcionário com bom desempenho, como também ter uma pessoa feliz e fazendo o que ama no seu ambiente de trabalho.

As vantagens de uma contratação por valores são muitas e vão desde profissionais mais motivados e produtivos, que abraçarão a causa da sua empresa e se dedicarão para bater as metas e alcançar os objetivos do negócio por enxergarem um propósito em seus trabalhos.

Procure por talentos, mesmo quando você ainda não tenha oportunidades

Mantenha sempre uma busca proativa de talentos, mesmo quando você achar que não há necessidade de contratar ninguém. Afinal, recrutamento estratégico vai além de preencher vagas, o RH precisa estar preparado para não deixar que o acaso arruíne os seus planos, como perder um bom profissional inesperadamente para o seu concorrente.

Uma estratégia que poucas empresas colocam em prática é a de identificar profissionais top performers que estão atualmente empregados. “Isso significa que o seu processo precisa ter a capacidade de identificar e convencer profissionais que trabalham nos seus concorrentes e talvez não estejam procurando por outro emprego”, explica Dr. John Sullivan.

Tome decisões baseadas em dados

Uma das formas mais consistentes para tomar decisões estratégicas com resultados positivos é embasar as suas ações com dados. Isso significa escolher os seus candidatos baseado em dados e fatos e não no seu instinto, emoção ou senso comum.

Para isso, faça uma análise de desempenho dos seus colaboradores, descubra quais são as características em comum dos seus top performers, elabore um perfil de candidato que você gostaria de contratar – somando as habilidades desejadas para os cargos – e faça seu processo seletivo baseado nas informações que você tiver em mãos.

processos seletivos mais legais do brasil

CTA_novo