Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Comunicação interna gera motivação empresarial

A motivação empresarial é um dos desafios que mais dá dores de cabeça aos gestores e profissionais de uma empresa. Como é possível deixar um colaborador satisfeito, independente das condições da instituição? Várias áreas de gestão podem ser usadas para resolver esse problema. Porém, observamos que todas as soluções envolvem, ou pelo menos citam, uma característica em comum: a comunicação interna. Neste post, mostraremos como é possível deixar o corpo funcional mais integrado e motivado se você melhorar o diálogo dentro da sua instituição.

A comunicação interna como estratégia de motivação empresarial aparece em vários artigos e pesquisas sobre o assunto. Em artigo publicado no portal Radar, o professor Luis Marins, em 2007, já levanta essa hipótese. Para ele, a falta de incentivo para trabalhar é uma questão que “está diretamente relacionada à comunicação interna”. Em 2012, o portal Catho consultou 46 mil pessoas sobre o assunto. Segundo o estudo, a principal motivação para os profissionais entrevistados é a relação saudável com os colegas de trabalho. Isso indica como o diálogo interno contribui para tornar uma organização mais agradável e atrativa para novos colaboradores.

Mas como uma boa estratégia de comunicação interna pode afetar a motivação empresarial? Pela experiência que adquirimos neste mercado, observamos que os colaboradores se sentem mais cativados em empresas que estimulam dois tipos de diálogo dentro do ambiente corporativo:

  • Interação entre empresa e colaborador: muitas organizações ainda disparam comunicados para os colaboradores sem deixar um canal aberto para resposta. Elas não contam sequer com uma via para envio de sugestões, críticas ou pedidos. Quanto mais transparente e aberta for essa relação, melhor será para o funcionário, que verá a empresa como um local aberto para o diálogo.Esse canal aberto de conversa entre a empresa e o empregado também ajuda a dissipar outro problema recorrente dentro das companhias: a desinformação. Os focos de comentários maliciosos ou de fofocas são reduzidos – afinal, os funcionários sabem a quem recorrer se querem informações oficiais. 
  • Interação entre colaboradores: a comunicação interna de uma empresa só é efetiva se há troca de ideias constantes entre os funcionários. Se você criar espaços para que os colaboradores conversem entre si, as informações deixam de ficar “ilhadas” nos diferentes departamentos.Outra característica que costumamos encontrar nesse tipo de empresa é o estímulo ao colaborativismo. Por contar com um espaço para a troca de ideias, o funcionário dá e recebe sugestões para melhorar projetos relacionados à organização. Dessa forma, todos pensam em soluções e podem ajudar na melhoria de projetos corporativos.

Mas como é possível gerar esses dois tipos de interação na minha empresa e melhorar a motivação empresarial? Antes de mais nada, é preciso criar um plano de comunicação interna. Não é um documento complexo: você só precisa definir que tipo de mensagemvocê quer transmitir para os seus colaboradores e quais canais serão usados. Se você quer ajuda para esse planejamento, baixe nosso e-book sobre comunicação corporativa e confira nossas dicas. Para ajudá-lo nessa tarefa, você pode implantar tecnologias que ajudem os colaboradores na troca de ideias, como as redes sociais corporativas.

E você, tem algum exemplo de estratégia de comunicação interna que gerou motivação empresarial? Deixe seu relato nos comentários!

CTA_novo