Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Como sua empresa pode usar a rede social corporativa como plataforma de engajamento

Já tratamos aqui no blog de diversas vantagens que as redes sociais corporativas podem oferecer às empresas. Este post irá explorar como gestores e líderes podem utilizar a solução como plataforma de engajamento.

Sabe-se que, para que as organizações tenham sucesso, precisam contar com talentos engajados com os seus objetivos. Para tanto, as empresas precisam oferecerem um bom ambiente de trabalho, no qual os colaboradores possam conviver e trabalhar de forma agradável e produtiva.

As redes sociais corporativas têm sido adotadas com sucesso quando o objetivo é envolver os funcionários e facilitar o desenvolvimento das estratégias da organização. Porém, gestores e líderes precisam estar atentos a alguns aspectos para que o engajamento aconteça de fato com ajuda da ferramenta. A seguir, iremos discutir alguns deles.

Fácil usabilidade

É fundamental adotar uma plataforma de fácil usabilidade, com a qual os usuários tenham familiaridade. A usabilidade só está adequada quando a navegação é simples, rápida e não gera muitas dúvidas aos usuários. É importante que a rede social corporativada sua empresa permita ao usuário encontrar o que precisa na hora em que precisa para que ela não seja um tiro no pé.

Na SocialBase, os responsáveis por garantir que a nossa Plataforma de Comunicação Interna sirva aos própositos e objetivos de cada cliente é o nosso time de UX Designers. Por meio de estudos, pesquisa, levantamento de hipóteses, implementações ágeis e verificações constantes, eles conseguem deixar a plataforma cada vez mais intuitiva e fácil de usar.

Solicite uma demonstração gratuita do SocialBase.

Estratégia de incentivo ao uso

Também é importante definir uma estratégia de incentivo ao uso, mas antes, oferecer oficinas de orientação sobre o uso da plataforma para tirar dúvidas e alinhar a política de comportamento na rede. Os treinamentos devem ser feitos com frequência, de acordo com a necessidade da organização. Ou seja, os funcionários devem ser orientados sobre como, quando e porque utilizar a plataforma.

Na SocialBase, nosso time de Customer Success é responsável por toda a implementação da plataforma nos clientes e por garantir, conjuntamente com o cliente, o engajamento dos usuários para atingir os objetivos traçados.

Atualização frequente

Os usuários só se engajarão por meio da rede social corporativa se ela estiver atualizada com frequência, mostrando-se útil ao dia-a-dia corporativo. Para tanto, os gestores podem contar com o apoio de entusiastas da rede e lideranças que incentivem o uso da plataforma, por meio de sugestão de debates, inserção de notícias e conteúdos relevantes para o negócio e para as pessoas.

Analisar resultados e impactos

Por fim, é possível visualizar e analisar os resultados e o impacto que a rede social corporativa tem de fato na organização. Com base em algumas métricas, os gestores poderão identificar acertos, gargalos e melhorias a serem feitas no uso da ferramenta.

Acreditamos que as redes sociais corporativas funcionam como uma plataforma de engajamento, pois facilitam o acesso ao conhecimento, por meio da troca de ideias. A solução ainda facilita a gestão de equipes, apoia as ações de endomarketing e rompe ilhas de informação. Elaboramos um eBook com informações mais detalhadas sobre como você pode gerar engajamento com redes sociais sorporativas.

Como gerar engajamento com redes sociais corporativas

CTA_novo