Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Ferramentas para reduzir custos em PMEs

Um dos principais desafios de toda pequena ou média empresa é reduzir seus custos sem que isso impacte em seu faturamento. Existem diversas formas de reduzir custos em PMEs, e essa redução geralmente começa com o corte de pessoal, o que impacta negativamente no ambiente de trabalho e aumenta o risco do turnover.

Antes de reduzir custos cortando pessoal, o ideal é procurar outras soluções, como trocar ferramentas que ajudem a diminuir as despesas e ainda aumentem a produtividade dos colaboradores. Investir em softwares com ferramentas integradas é, portanto, a melhor opção para PMEs que precisam diminuir custos e aumentar seu faturamento sem impactos negativos.

Por onde começar a reduzir custos em PMEs?

Provavelmente, quando sua empresa nasceu, várias ferramentas, gratuitas ou pagas, foram adquiridas. Com o tempo, devido a tantas demandas que aparecem no dia a dia, a gestão costuma perder o controle de todas as ferramentas que são utilizadas. Por isso, o primeiro passo é  fazer um levantamento do que é utilizado na organização e realizar cortes naquilo que têm menos participação direta no lucro, ou que exige o uso de outra ferramenta para que a primeira funcione de modo eficaz.

Ao levantar todas as ferramentas que a empresa utiliza, você perceberá que elas geralmente estão ligadas a, pelo menos, uma das seguintes áreas:

  • Gestão
  • Recursos Humanos
  • Marketing e Vendas

Depois do levantamento e dos cortes necessários, é preciso ir em busca de outros softwares, dando prioridade para aqueles com o melhor custo-benefício, como plataformas que já possuem diversas ferramentas integradas.

Confira abaixo algumas dicas de ferramentas que podem ajudar a sua empresa a otimizar o trabalho e reduzir custos.

Gestão

O papel da gestão é organizar e manter a casa sempre arrumada, para garantir que os processos serão planejados e executados de maneira eficaz e que todas as oportunidades serão aproveitadas. É a gestão que dá forma ao modo como o negócio vai se desenvolver e por isso ela é tão importante em uma organização que quer melhorar seu faturamento e, ao mesmo tempo, reduzir seus custos. Para isso é preciso contar com ferramentas que ajudem a gestão a tomar as melhores decisões.

Nesse caso, o recomendado é ter à disposição um sistema de gestão, software inteligente que ajuda as empresas a cuidarem das atividades de rotina, automatizando quantos processos forem possíveis.

A solução desenvolvida pela Treasy, por exemplo, ajuda as empresas a ganharem tempo e segurança em seu processo orçamentário, fazendo projeções, simulações e cenários, descentralizando o orçamento e facilitando o acompanhamento do que foi planejado e do que está sendo realizado.

Recursos Humanos

A área de recursos humanos requer maior atenção das empresas na hora de tomar a decisão de reduzir seus custos. Além da possibilidade de diminuir gastos contratando ferramentas que ajudem a automatizar atividades de rotina, o RH precisa estar munido de ferramentas e ações que o ajude a lidar com os funcionários e com os impactos que essa redução de custos pode causar.

Como toda mudança na rotina da empresa afetará diretamente os colaboradores, eles não podem ficar de fora das decisões que forem tomadas pela gestão. Eles, na verdade, devem ser os protagonistas da redução de custos. As ferramentas ideias para o RH, portanto, precisam ajudar a diminuir custos desde o momento da contratação, passando pelas questões burocráticas até as ações de endomarketing e comunicação interna.

Leia mais: Como reduzir custos em RH

Para reforçar a comunicação interna, e assim ter os colaboradores como maiores apoiadores da redução de custos, a empresa pode adotar uma plataforma de comunicação interna como o SocialBase. A plataforma conta com diversas ferramentas integradas que ajudam a melhorar a comunicação interna, a engajar e alinhar os colaboradores e a melhorar sua produtividade ao centralizar em um único local todas as informações e comunicados mais importantes.

Além disso, plataforma possibilita aos comunicadores das empresas e organizações estabelecerem um fluxo de comunicação fluido e eficaz, aumenta o alcance das comunicações institucionais e melhora a integração entre seus funcionários, eliminando ruídos. Assim, será possível manter o alinhamento estratégico e diminuir os impactos de uma redução de custos na empresa.

reduzir custos em pmes

Além disso, o RH pode contar com um sistema de gestão de Recursos Humanos, que ajude a reduzir custos e a melhorar a eficiência automatizando atividades rotineiras e repetitivas. Isso possibilita diminuir as possibilidades de erros e aumentar as chances de as decisões tomadas serem as melhores. Assim, o RH vai se tornar uma área mais estratégica para a empresa.

Com o software da Convenia, por exemplo, a empresa consegue fazer gestão de folha de pagamento, de ponto e de férias, otimizar os processos de departamento pessoal, gerenciar os benefícios oferecidos pela empresas aos funcionários e ainda obter todos os dados por meio de relatórios simples de serem lidos e interpretados. Já com a solução da Solides, as empresas podem cadastrar, organizar e gerenciar todos os talentos da organização e automatizar processos para reduzir custos por erro de contratação.

Marketing e Vendas

Com o desenvolvimento das metodologias de marketing digital, diversas ferramentas surgiram para facilitar e dar clareza e objetividade nas ações de marketing e vendas. Hoje, em Marketing e Vendas, reduzir custo está diretamente ligado a conseguir planejar, executar e mensurar todos os resultados que impactam no negócio.

Já há diversas ferramentas no mercado que ajudam os pequenos e médios empreendimentos a executarem suas ações de marketing e mensurarem seus resultados. Um deles é o RD Station, software de automação de marketing e vendas que disponibiliza ferramentas para atrair visitantes e convertê-los em leads, relacionar-se com eles e analisar os resultados obtidos.

Para vendas, o Pipedrive é uma boa opção. A ferramenta dá uma boa visão geral do seu funil de vendas, permite ver os pontos fortes e fracos do seu funil e deixa o vendedor concentra-se nas atividades que levam ao fechamento dos negócios, já que usa uma metodologia baseada em tarefas.

Leia mais:

reduzir custos em pmes

 

CTA_novo