Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Imagem corporativa: construa de dentro para fora da sua empresa

Toda empresa interessada em atrair clientes precisa dar atenção à imagem corporativa que ela passa. Em uma definição simplificada, ela representa o que as pessoas entendem de um negócio e como elas se relacionam com ele. Pessoas que não compreendem o que é ou o que faz uma organização dificilmente passam a segui-la.  É importante pensar em estratégias para trabalhar a identidade da empresa e atrair os clientes (ou brand advocates) que você deseja. Se você quer melhorá-la, veja as dicas que separamos neste post.

Ações de melhoria da imagem corporativa devem ser planejadas e pensadas em equipe para obter o resultado esperado. Como ela está baseada em um sentimento ou impressão que as pessoas adquirem, é importante criar estratégias para que o público perceba os fatores subjetivos e objetivos que sua marca quer transmitir. Para isso, recomendamos que a construção dessa ideia parta de dentro para fora da sua organização. Você pode organizá-la em três passos:

1) Defina a Identidade Organizacional

Em uma empresa ideal, a imagem corporativa entre os colaboradores (ou seja, “dentro”) é positiva. Por isso, é importante que todos estejam alinhados ao que a empresa representa ou busca. Afinal, os colaboradores serão os disseminadores de informações a respeito da organização (ou brand advocates, como já falamos aqui no blog). Para isso, gestores devem definir missão, visão e valores, de forma a criar um significado para a empresa que seja comum a todos que fazem parte dela.

2) Criar políticas de endomarketing

A identidade da empresa passa a ser naturalmente disseminada de dentro para fora assim que colaboradores começam a ficar satisfeitos com o trabalho. Com algumas ações que motivam os colegas, eles vão automaticamente falar bem de um negócio e, com isso, levam a essência da empresa para quem está fora dela.

Para poder reforçar as políticas de endomarketing, você pode investir em soluções de comunicação interna. Um exemplo é a rede social corporativa, como mostramos em um post recente sobre endomarketing nas empresas.

3) Invista em uma estrutura de comunicação externa que represente a essência do negócio da empresa

Depois de alinhado com a equipe, é hora de (re)pensar o universo visual e de comunicação externa da empresa. Talvez seja necessário refazer o logo, baseando-o nessas características que você gostaria de transmitir. Isso se aplica a todos os “pontos de contato” entre o público-alvo e a sua organização: site corporativo, blogs, campanhas de comunicação em veículos de massa, redes sociais, entre outros.

Com essas três iniciativas, é possível planejar ações e buscar uma identidade que atraia cada vez mais pessoas alinhadas com o seu negócio. O cuidado com uma imagem corporativa deve vir de dentro para fora, no sentido de pensar como uma empresa pode trabalhar para satisfazer e surpreender o público ao alinhar o trabalho com a identidade organizacional construída e seguida pelos colaboradores e gestores de um negócio.

Se você quer saber mais como pode ter ações para construir uma imagem corporativa através de uma rede social interna, entre em contato conosco que iremos ajudá-lo.

Foto da capa: Sebastiaan ter Burg/CC

CTA_novo