Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Redes sociais corporativas: alinhamento cultural e estratégico entre unidades

Engajamento, alinhamento cultural e alinhamento estratégico são forças poderosas que movem os colaboradores no ambiente de trabalho. Elas estão intimamente relacionadas com satisfação, produtividade e motivação. Dentro deste contexto, unidades que tem sedes descentralizadas ou unidades dispersas podem perceber uma certa dificuldade em trabalhar essas forças dentro de sua cultura organizacional  para gerar um senso de unificação dos funcionários com a empresa.

Para resolver esse problema, ferramentas como redes sociais corporativas ou plataformas de comunicação interna podem ajudar a tornar o ambiente de trabalho algo mais uniforme, contribuindo também para maior fluidez das informações, compartilhamento de conhecimento e obtenção de resultados.

Um exemplo de como essas ferramentas funcionam é o caso da Philz Coffee.  A empresa é uma tradicional e reconhecida rede de café em São Francisco, na Califórnia (EUA). Impulsionada pela qualidade de seus produtos – resultado de cerca de 25 anos de pesquisas -, viu seu negócio crescer exponencialmente nos últimos sete anos e atualmente, conta com 100 funcionários, em sete localidades. Frente a essa nova realidade, o presidente da empresa, Jacob Jader, adotou uma rede social corporativa para promover uma forma conveniente de conexão online entre os funcionários.

philz coffee

Segundo Jader, a ferramenta tem sido excelente para aproximar os funcionários, pois funciona como um escritório virtual, onde todos se encontram. A princípio, a rede social corporativa foi adotada para comunicação interna das equipes de gestão, mas logo a direção percebeu que a plataforma seria útil para toda a empresa. Assim, criou-se uma rede à parte para todos os colaboradores. A rede de cafés passou a atuar com duas redes corporativas para a comunicação.

A rede social corporativa foi essencial para reforçar a cultura organizacional da empresa e para conectar funcionários dispersos em outras unidades da rede de cafés. Entre os principais benefícios e resultados percebidos após a adoção da ferramenta, destacam-se:

Comunicação interna rápida e conveniente

A equipe pode, dentro da rede, trocar informação e conhecimento de forma instantânea independente de sua localização física;

Alinhamento cultural entre funcionários

Com a ferramenta os funcionários localizados em diferentes unidades da rede tiveram um novo “ponto de encontro” com isso, os colaboradores têm a impressão de que fazem parte de algo maior e não somente da loja em que trabalham;

Fomento da cultura do trabalho em equipe

A cultura organizacional foi alinhada entre as unidades e o espírito de trabalho em equipe foi reforçado, fato que evita o retrabalho e aumenta o engajamento.

Para saber mais sobre esse tipo de plataforma baixe nosso eBook:

plataforma de comunicação interna

 

CTA_novo