Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Retorno sobre investimento: o que se ganha com uma estratégia de mídias sociais

Uma frase popular e de senso-comum em relação às mídias sociais é que elas são um tipo de divulgação barata, com baixo custo, quando não gratuita. Isso é questionável, já que apostar nessa estratégia de marketing demanda algumas horas ou dias de trabalho – afinal, as publicações devem ser assertivas e eficientes – e, em certos casos, certo investimento financeiro em ferramentas mais avançadas, como um sistema de monitoramento de presença online, por exemplo. Embora custe tempo e dinheiro, alocar recursos de forma racional e calculada pode trazer vários tipos de retorno sobre investimento para a empresa que trata a web como aliada. Alguns desses retornos são:

Visibilidade: em uma mídia social aberta, os integrantes daquela rede poderão receber conteúdos e entrar em contato com determinada marca, de acordo com o planejamento feito previamente. O mesmo ocorre numa ferramenta corporativa, que tende a ser mais maleável e adaptável em relação à divulgação. Nos dois casos, a empresa e seus ideais podem ser vistos e, por que não, compartilhados.

Engajamento do usuário: se a marca fica exposta, começa uma relação de contato entre o consumidor e a empresa. Se a organização trabalhar bem suas mídias, pode fazer com que os usuários das redes sociais, internas e corporativas, tornem-se fãs que disseminem as ideias da organização. Além de ser uma produção de conteúdo espontânea, o engajamento é um tipo de valor fundamental para a instituição.

Boa colocação em ferramentas de buscas: fator mais comum em redes sociais comerciais, deve ser considerado pelo gestor que tem receio de investir nesse tipo de estratégia. Um conteúdo bem disseminado estará bem ranqueado nas ferramentas de busca atuais.

Incremento na comunicação interna: já falamos aqui no blog sobre a importante função desse tipo de ferramenta para estimular e incrementar a comunicação interna. Um investimento em mídias sociais pode melhorar a troca de ideias e o clima organizacional, além de gerar informações sobre a organização que nem sempre são percebidas pelo gestor.

Podemos mencionar aqui vários outros retornos que as mídias sociais trazem para as empresas. Mas queremos ouvir você. Sua empresa teve bons resultados após investir em ferramentas desse tipo? Deixe seu relato nos comentários – ele poderá até render um post sobre boas práticas em mídias sociais e comunicação interna.

CTA_novo