Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

Sua empresa está preparada para ter uma rede social corporativa?

Acompanhando o crescimento das redes sociais, no âmbito pessoal; daquelas específicas para networking, como o LinkedIn; e de outras para temas específicos, surge uma nova modalidade, que tem ganhado mais espaço todos os dias: as redes sociais corporativas. Elas são uma tendência para a comunicação interna e para a integração dentro das empresas. Entre seus benefícios, é possível destacar:

1. Promovem a integração interna entre os departamentos/setores;

2. Facilitam a integração externa com fornecedores/parceiros/clientes;

3. São eficientes repositórios de informações;

4. Facilitam e incentivam a comunicação;

5. Estimulam a inovação e a colaboração entre os profissionais.

A implantação de uma solução desse tipo, que implica necessariamente na mudança de cultura da empresa, precisa respeitar um processo de implantação complexo e consciente. Esse eBook aborda alguns aspectos importantes, que precisam ser lembrados no momento de decisão e na posterior implantação de uma rede social corporativa para orientar e dar mais segurança àquelas empresas que estão analisando as possibilidades de melhorias na área da comunicação interna.

No processo de implantação, é fundamental analisar alguns pontos como:

a) Qual é o perfil da empresa e seu nível de abertura a inovação e inserção de novas tecnologias?

b) O que se almeja com a implantação da ferramenta? É possível desenvolver uma política de incentivo de uso?

c) Quais serão os setores e pessoas envolvidas na implantação e manutenção?

d) Quais são as políticas de uso? Elas estão claras para os funcionários? Qual é a familiaridade dos usuários com a ferramenta?

e) No caso de se estender o uso da rede a parceiros e fornecedores, identificar o quanto a empresa está disposta a estender seus investimentos em colaboração para incluir parceiros e fornecedores

Sabe-se que entre os principais desafios na implantação de redes sociais corporativas, destacam-se: inevitável mudança cultural, compreensão de computação em nuvem, noção de arquitetura da informação, além da definição de regras de convivência e o envolvimento de diferentes gerações.

Antes de implantar uma rede social corporativa, é preciso analisar os hábitos dos funcionários e preparar tanto a empresa quanto os colaboradores. Para alcançar uma boa eficácia, a empresa precisa definir seus objetivos, conscientizar os colaboradores e estabelecer regras claras, para que se faça o melhor uso do sistema. Nesse processo, o envolvimento das pessoas é fundamental. O aprimorando na comunicação será perceptível, assim como o aumento do colaborativismo e a melhora na produtividade.

Baixe o eBook, leia e reflita sobre a sua empresa. Será que ela está preparada para uma rede social corporativa? Comente e compartilhe!

CTA_novo