Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

O e-mail se tornou obsoleto como ferramenta de Comunicação Interna?

Sabemos que a comunicação é fundamental para a estratégia empresarial e construção de uma cultura corporativa de qualidade, impactando diretamente no posicionamento e resultados da empresa no mercado. Diante de um mundo globalizado e onde as pessoas fazem cada vez mais uso de tecnologias e soluções digitais, será que não é preciso também repensar as ferramentas de Comunicação Interna – como por exemplo o e-mail?

Apesar do crescente número de aplicativos, com as mais diversas funcionalidades, existem muitas empresas que ainda utilizam o e-mail como a principal (se não a única) ferramenta de comunicação interna. Há muitos anos que o e-mail é rei na hora de comunicados internos e, claro, vai demorar um pouco para que muitas corporações deixem de utilizá-lo. Por outro lado, com gestores cada vez mais jovens e já adaptados ao uso de novas ferramentas, começamos a ver esses profissionais usando outros meios para agilizar a comunicação interna e também engajar seus times.

É o que afirma a pesquisa, State of the Sector, realizada pela Gatehouse em 2016, que entrevistou comunicadores em mais de 300 organizações com o objetivo de levantar os desafios da área. Segundo o relatório, “Transmitir Informações”, “Ajudar os colaboradores a entender a estratégia da organização” e “Engajar os colaboradores”, são as três principais preocupações da área, porém, poucas empresas responderam que utilizam canais inovadores – além dos clássicos intranet e e-mail – para chegar trabalhar resultados voltados à essas preocupações.

A grande questão aqui é: será que o uso de e-mails para comunicação interna se tornou obsoleto? Acredito que ainda não, mas essa ferramenta já não é mais suficiente para dar conta do excesso de demanda. Por isso, é necessário o apoio de outras plataformas ou aplicativos para que o trabalho se torne eficaz. O crescimento de aplicativos, por exemplo, proporcionam uma interatividade e agilidade na troca de informações, aqueles que ficarem a mercê somente dos e-mails corporativos ficarão para trás. O grande volume de informações trocadas entre gestores e seus times é gigante, e concentrar tudo em e-mails fará com que caia a produtividade, que não haja uma organização e que o gerenciamento de tempo dos colaboradores com as demandas seja ineficiente.

Se continuarmos presos aos e-mails, vamos diminuir o valor que ele tem, que é de informar. No mercado, há uma grande quantidade de ferramentas digitais capazes de melhorar a eficiência e a performance de muitas corporações, basta somente o empreendedor apostar na que melhor se encaixa para seu negócio, um exemplo disso são as Redes Sociais Corporativas.

O que percebemos é que a grande parte dos gestores e funcionários estão presos à ferramentas que funcionam muito bem para o ambiente social como Messenger, WhatsApp, Instagram, Snapchat, entre outros. O problema é que nenhuma delas é capaz de levar todas as suas funcionalidades para o ambiente corporativo. Por isso, encontramos no mercado a necessidade de ter aplicativos capazes de levar toda a interação social para a comunicação das empresas.

Para finalizar, a verdade é que as ferramentas digitais chegaram para resolver problemas, oferecer acessibilidade e solucionar parte da necessidade das empresas, tornando o dia a dia mais ágil, produtivo, com segurança de informações, além de auxiliar no gerenciamento dos negócios. Se pararmos para analisar, o dia pode render mais se forem reunidos em um lugar os recursos essenciais, como agenda virtual de contatos, apresentações em texto, vídeo e imagem, lembrete de tarefas, reservas em restaurantes e videoconferência. Por isso, veja a tecnologia como uma verdadeira aliada aos seus negócios. Baixe, teste e adote aqueles que melhor irão te ajudar a decolar.

Artigo escrito por Michael Filippo, Head de Inside Sales da Samba Tech originalmente postado na edição número 20 da Revista Cultura Colaborativa.

Quer saber mais sobre ferramentas e tendências de Comunicação Interna? Baixe gratuitamente:

Pesquisa Tendências para a Comunicação Interna
Relatório da Pesquisa “Tendências de Comunicação Interna”
Perguntamos para mais de 200 empresas “Como será o futuro da Comunicação Interna?” Veja as respostas:
Quero ler →

CTA_novo