Pressione "Enter" para pesquisar ou "Esc" para cancelar.

A importância da Comunicação Interna nas empresas

Vivemos na era da informação e do conhecimento, e isto por si só já impõe às empresas a necessidade de olharem de forma mais estratégica para a comunicação interna. Mas além disso, organizações se transformam com frequência e seu clima e sua cultura organizacional também mudam em virtude das interações entre seus colaboradores, de mudanças de mercado, de contexto sociocultural e histórico-econômico. Nesses momentos, é normal que os gestores se assustem à medida que novos desafios surgem e fica cada vez mais difícil manter o equilíbrio e a coesão interna. A importância da Comunicação Interna para a empresas, portanto, fica cada vez mais clara e se impõe como prioridade nas empresas que prezam pela eficiência e pela entrega efetiva de resultados.

Veja algumas razões por que a comunicação interna é essencial para as empresas.

Ajuda nos momentos de mudanças

Empresas que estão passando por mudanças impostas por questões internas ou externas e que impactam em seus negócios precisam tomar decisões rápidas e efetivas, e nesse cenário a comunicação é extremamente relevante, pois ela promove uma interação importante para promover inovações, por exemplo.

alinhamento-estrategico

Para Cybelle Gomes, bacharel em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista.

“São necessárias diferentes fontes de informações para que a organização se capacite para enfrentar mudanças, já que essas mudanças utilizam e necessitam de diversos tipos de conhecimentos”.

Vasconcelos Filho, autor de “Planejamento estratégico para a retomada do desenvolvimento”, diz ainda que uma das maiores dificuldades das empresas é obter informação estratégica, que pode comprometer na tomada de decisões internas, e a comunicação interna precisa atuar de forma estratégica para garantir que todos estarão bem informados e que as informações estejam sempre disponíveis.

Promove o alinhamento estratégico

O alinhamento é fundamental para empresas que levam a gestão estratégica a sério, afinal, não será possível alcançar os objetivos traçados se todos os colaboradores não estiverem remando para o mesmo lado e com o propósito claro de cada uma de suas atividades, e a comunicação interna é a principal aliada da organização quando o assunto é alinhamento estratégico.

A disciplina da comunicação estuda métodos e técnicas para informar, motivar e engajar os colaboradores de maneira efetiva para garantir que os objetivos planejados serão alcançados. Como explica a doutora em Ciências da Comunicação, Marlene Marchiori, em entrevista ao portal Universia,

“As ações da empresa devem ter sentido para as pessoas – sendo necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para o seu posicionamento e comprometimento”.

Cria bons porta-vozes da empresa

As novas gerações estão cada vez mais preocupadas em trabalhar em empresas com propósitos claros e bom clima organizacional, por isso, antes de se candidatar para uma vaga, é normal procurar serviços online em que o próprio colaborador deixa sua opinião sobre a empresa de forma anônima.

Isso porque os funcionários são os melhores “porta-vozes” das empresas, e por isso eles precisam se sentir valorizados pelas organizações onde trabalham.  Conforme Wilson da Costa Bueno, professor, pesquisador e consultor de empresas na área de Comunicação Empresarial, em entrevista ao portal Universia.

“Funcionários descontentes, mal informados, geram prejuízos imensos às organizações porque podem expressar, com mais autenticidade do que outros públicos, os valores positivos ou negativos da cultura organizacional. Fica fácil acreditar no que eles dizem porque, afinal de contas, eles estão vivendo lá dentro”.

Essa atividade-chave da comunicação fica cada vez mais relevante quando consideramos que a explosão de startups e empresas inovadoras está cada vez mais atraindo os melhores talentos e desfalcando o quadro de talentos de empresas mais tradicionais.

porta-vozes

Valorizar e reconhecer o colaborador por meio da comunicação interna, portanto, é uma das estratégias mais eficientes para reter e aumentar a produtividade dos colaboradores e manter a competitividade da empresa.

Fortalece a Cultura para se manter competitiva

A explosão de startaups com suas culturas cada vez mais flexíveis estão atraindo cada vez mais os melhores talentos do mercado. Por isso, melhorar e fortalecer a cultura organizacional tornou-se uma ação estratégica para que empresas mais tradicionais se mantenham competitivas no mercado.

Fortalecer a cultura organizacional é uma forma de manter colaboradores motivados e engajados com a estratégia da empresa, alinhando objetivos em prol de uma melhor performance e resultados. Uma cultura organizacional forte e bem delineada também transforma-se em vantagem competitiva para a empresa, sendo construída pelas pessoas que fazem parte daquela empresa e tornando-se impossível de ser copiada, agregando mais valor para a organização.

Como parte inerente à cultura da empresa, a função principal da comunicação interna é garantir que todos na empresa sejam participantes ativos do modo como a organização sente, pensa, age e reage ao mundo externo.

Leia mais sobre o assunto: Comunicação Interna: a maior aliada da Cultura Organizacional

Aumenta a produtividade dos colaboradores

Colaboradores bem informados sabem exatamente o que e quando precisam fazer algo. Além disso, ele sabe exatamente quais resultados precisa entregar para a organização. Por isso, ter uma comunicação interna clara e objetiva é essencial para aumentar a produtividade dos colaboradores.

A comunicação interna, para que impacte na produtividade, pode ser um recurso para evitar reuniões em excesso, diminuir retrabalho e necessidade de horas-extras por falta de informação para execução de determinadas atividades, além de melhorar a integração entre os funcionários e fazer com que o conhecimento flua de forma orgânica na organização.

Ajuda a fomentar a inovação

Segundo pesquisa do Innovation Excellence Research, poucas empresas têm uma definição clara e consistente sobre o que é inovação para a organização, mas muitas delas almejam ser inovadoras. Para o coordenador da pesquisa Doug Williams, diretor de pesquisas e analista-chefe do instituto, o estudo revela a necessidade da construção de uma linguagem comum sobre a inovação, que permita o alinhamento de todos os colaboradores. Além disso, essa “padronização” do conceito ajudaria a reduzir a possibilidade de falhas, a perda de oportunidades e os prazos não cumpridos no trabalho.

Nesse sentido, a comunicação interna é importante em empresas que desejam ser mais inovadoras para ajudar a disseminar um conceito único de inovação e para levar à todos os colaboradores informações e diretrizes relacionadas que os mantenham alinhados à esse conceito.

Com base na pesquisa, o infográfico abaixo mostra o poder da comunicação interna com relação à inovação nas empresas:

inovaçãocomunicação-min

Conclusão

Reconhecer a importância da comunicação interna nas organizações é o primeiro passo para construir uma nova cultura da empresas, que preza pela eficiência e pela entrega efetiva de resultados, afinal, se bem planejada e executada, a comunicação é uma das principais áreas estratégicas das organizações. Além disso, a comunicação contribui para inovação nas empresas a medida que as informações alcançam todos os colaboradores.

Para ajudar as empresas a iniciarem o trabalho de comunicação interna, produzimos um guia completo em parceria com o consultor especialista em comunicação Flávio Benetti. Baixe gratuitamente clicando no banner abaixo.

8 passos comunicação
Guia do Planejamento de Comunicação Interna
Passo a passo para uma comunicação interna estratégica com foco na entrega de resultados.
Baixar gratuitamente  →

CTA_novo